Poconé é uma das cidades do roteiro luxuoso “Cuba & South America by Private Jet” [Cuba e América do Sul em um avião privado] vendido pelos Estados Unidos para setembro. O valor total para vinte e três dias de viagem é de $99,500 por pessoa (ou $13,500 a mais se o quarto for para uma pessoa só). Os turistas devem chegar a Cuiabá no dia 23 de setembro em um vôo chater (não-regular) da empresa IcelandAir.
O roteiro começou em Cuba no dia 6 de setembro (terça-feira passada) e passa, ainda, pelo Peru, Ilha de Páscoa, Patagônia, Buenos Aires, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. No encarte, a agência detalha: “Criado por Geoffrey [o guia], ‘Cuba e América do Sul em avião privado’ te leva para seis países para encontrar incontáveis matrizes de paisagens e sons, do barulho da maior cachoeira na América até a arquitetura espanhola da antiga Havana em Cuba”.
Especificamente sobre o Pantanal mato-grossense, é descrito: “[Depois de Foz do Iguaçu] retorne para o aeroporto para um vôo a Cuiabá, onde você embarca em um vôo local para Poconé, porta de entrada do Pantanal - no caminho, uma paisagem natural tão espetacular quanto as cachoeiras. O Pantanal é uma planície de inundação maciça que serve de casa para uma imensa gama de vida selvagem. Na estação das cheias, a região é uma miscelânea verde-esmeralda de lagos e lagoas. Sua chegada coincide com o final da seca, quando é mais fácil chegar por terra e os animais estão mais presentes em busca de grama e água. Passe os próximos dias explorando à pé, de carro ou até mesmo à cavalo e canoa, guiados pelos guias especialistas. Observe aves exóticas, jacarés, veados, capivaras e, a mais emocionante de todas, a onça – o Pantanal é casa de uma das maiores e mais saudáveis populações de onças na Terra. Uma de suas tardes inclui um churrasco no estilo brasileiro na beira do rio”.
Conforme o pedido do Hotran (Horário de Transporte), a companhia aérea da Islândia solicitou primeiro um voo no dia 23 de setembro, saindo de Puerto Iguazu, na Argentina, às 14 horas e com pouso previsto às 15h10 em solo mato-grossense. Três dias depois (26), os turistas seguem do terminal cuiabano, às 12h30, com destino ao aeroporto do Galeão (RJ), com pouso previsto às 15h50.
O voo ainda precisa ser aprovado pela Anac. Caso receba o sinal verde do órgão, a companhia irá operar a rota não-regular com um Boeing 757-200, com capacidade para 62 passageiros. Além disto, também é necessário que a Receita Federal esteja no terminal para verificar a documentação dos turistas.
Conforme apurado pela reportagem, 35 empresários são esperados no voo. Eles seriam pessoas de alto poder aquisitivo que estão vindo conhecer o pantanal mato-grossense. Depois, vão seguir para o Rio de Janeiro (RJ). Em Poconé, os turistas vão se hospedar no Araras Eco Lodge.