Promover a venda de vinhos brasileiros e levar mais conhecimento tanto a vendedores e garçons quanto a enófilos (apaixonados pela bebida) são os objetivos do curso ‘Qualidade na Taça’, oferecido gratuitamente pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com o Sebrae. A última turma do ano em Cuiabá aconteceu na noite de segunda-feira (12) no Hotel Intercity.
O curso tem carga horária total de oito horas presenciais e oito horas à distância. Primeiramente, os alunos têm acesso a vídeo-aulas e quizzes online em que aprendem sobre o “vinho verde e amarelo”, ou seja, a produção nacional, harmonização, degustação, forma de atendimento, forma de servir, como montar uma carta de vinhos, como estocar e como comercializar.
Depois dessa fase, que deve ser concluída antes do dia do encontro, há duas aulas presenciais, uma focada em degustação e a outra em harmonização. Em Cuiabá, as aulas foram ministradas pela sommelier Ana Cristina Crespani, formada em hotelaria com especialização em sommelier e curso de ‘Especialista do Vinho’ feito em Londres. Ana é consultora do ‘Qualidade na Taça’, do Ibravin.
Durante cerca de cinco horas de conversa, a sommelier explicou, por partes, as características de cada vinho. No início, os alunos aprenderam as técnicas corretas para abrir espumantes e a diferença entre frisante, espumante e champagne.
Em seguida, Ana Cristina explicou um pouco sobre as uvas catalogadas mais conhecidas (no total, são 2500), a qual vinho cada uma dá origem e com que alimento cada uma delas harmoniza mais. Durante toda a explicação, os presentes tinham a possibilidade de experimentar as bebidas, unindo a teoria à prática.
O Programa ‘Qualidade na Taça’ é oferecido gratuitamente a grupos pequenos, previamente agendados, em dezesseis cidades brasileiras. Para acompanhar as próximas datas e conseguir se inscrever, acesse a FAN PAGE ou o SITE.