Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Campanha nacional de vacinação começa dia 19
Por Diário de Cuiabá
14/09/2016 - 06:43

Foto: divulgação

Ocorre de 19 a 30 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização de caderneta de vacinação. No dia 24 de setembroe ocorre a mobilização nacional, chamado de "Dia D”. 

A iniciativa é do Ministério da Saúde, e é realizado por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT), e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) integrada e articulada às secretarias estaduais e municipais da saúde. 

A medida tem por objetivo atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos, e adolescentes. 

A ação é uma intensificação da estratégia de rotina, portanto não há uma meta pré-estabelecida de crianças e adolescentes a serem vacinados, e nem de cobertura vacinal a ser alcançada, o que ratifica a importância de utilizar mecanismos que identifiquem essa demanda. 

De acordo com o gerente da Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da SES, Thiago Rondon, a multivacinação visa manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no país. 

Thiago acrescenta que devido à complexidade do atual calendário nacional de vacinação, que dispõe de 14 vacinas para as crianças, e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. 

“Neste sentido, a atuação dos gestores das três esferas de governo, bem como dos profissionais de saúde é de suma relevância na organização das ações da Campanha, considerando a importância da estratégia para o resgate de não vacinados, onde em um único momento e em um curto intervalo de tempo (duas semanas) são oferecidas à população alvo várias vacinas, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e otimizar a logística dos serviços de saúde”, destaca. (Com Assessoria) 

 

Carregando comentarios...

Polícia

PM prende seis com mandados em aberto

14/09/2016 - 06:41
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,14

14/09/2016 - 06:21
Cidades

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ACEC

13/09/2016 - 09:39
Agronegócio

Mato Grosso produz 21,9% do biodiesel nacional

13/09/2016 - 05:55
Cidades

Em MT, são 2,4 mil monitorados

13/09/2016 - 05:37