O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) deu o passo inicial para associar o serviço de diagnóstico e encaminhamento ao tratamento de câncer às próximas edições do Mutirão Rural. Na tarde desta quinta-feira (15/09), o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, reuniu-se com o diretor-presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), Laudemi Nogueira, para estabelecer a parceria, que consistirá no acompanhamento de um médico especializado para examinar os frequentadores do mutirão nas comunidades rurais do Estado a partir de 2017.
"Nós vamos inserir o trabalho que o Hospital de Câncer já faz, de busca de casos no interior, agora no Mutirão Rural. Isso é um compromisso que estamos fazendo agora para iniciar em 2017", comemorou Prado, depois de conhecer a iniciativa da unidade hospitalar que, por meio de um ônibus doado, leva prevenção e atendimento a municípios de todo o Estado. Em 2015, foram 20.759 atendimentos em quase 50 cidades.
A proposta levada pelo SENAR-MT à diretoria do Hospital de Câncer foi utilizar-se da unidade móvel, já com um consultório médico instalado, da entidade para que um médico especialista acompanhe as caravanas do Mutirão Rural examinando pacientes. A equipe do HCanMT estima que pelo menos 10% das pessoas atendidas gerem a necessidade de realização de biopsias para investigação de casos de câncer.
"Nós temos muito interesse nessa parceria, pois é mais uma forma de mostrar para toda sociedade mato-grossense que existe este hospital aqui e que é de Mato Grosso. A proposta é importante para as duas instituições", comentou o diretor-presidente da unidade hospitalar.
Conforme o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, com a configuração atual dos mutirões rurais, que fazem consulta de oftalmologia, clínica geral e odontologia na sua unidade móvel, é possível para a entidade e seus parceiros devolverem às pessoas examinadas os resultados de exames colhidos, quando iniciar o trabalho de diagnóstico de câncer.
"Hoje, já fazemos o exame oftalmológico durante os mutirões e, depois que prontos os óculos, temos a estrutura para voltar até a comunidade e entregá-los aos pacientes. Temos como fazer a mesma coisa em relação aos exames", assegurou Celidonio.
A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do HCanMT, Sílvia Negri, informou que o formato inicial da parceria deve acontecer com um profissional de ginecologia para busca de casos de câncer de colo do útero e de mama. "Posteriormente, podemos ampliar para casos de próstata e pele", sugeriu.
A formalização da parceria deve acontecer nos próximos dias já para inserção do profissional médico nas edições dos mutirões que começam em fevereiro próximo. Os mutirões rurais do SENAR-MT atendem em média 150 pessoas por edição e acontecem ao menos em 50 comunidades de Mato Grosso todos os anos.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 90 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.