Ofertado gratuitamente, o curso de formação técnica profissionalizante é voltado para quem já concluiu o ensino médio
O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT está com inscrições abertas para o processo seletivo 2017/01 de ingresso de alunos em cursos técnicos subsequentes. São 730 vagas em 20 cursos oferecidos, gratuitamente, pelos campi da Instituição de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá-Bela Vista, Cuiabá-Octayde Jorge, Diamantino, Guarantã do Norte, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Sinop.
Em Cáceres são ofertadas 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária Subsequente (voltado para quem já concluiu o ensino médio). A instituição atua com formação na área há 36 anos. o curso tem duração de três semestres e é desenvolvido em horário vespertino. O campus oferece todos os anos vagas para residência estudantil gratuita aos alunos da zona rural e outras localidades.
Historicamente, os técnicos egressos do curso tem boa inserção no mundo do trabalho. De acordo com dados da Coordenação de Integração Escola - Comunidade, na última turma formada pelo campus 75% dos profissionais tiveram oportunidade de trabalho na área de formação e outros continuaram os estudos com ingresso no ensino superior.
Inscrições e seleção
As inscrições estão abertas até o dia 09 de outubro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 40.
O IFMT oferece o benefício de isenção da taxa de inscrição, de 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas em cada curso para candidatos, residentes em Mato Grosso, com renda familiar abaixo de dois salários míninos, que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsas integral de estudos. Atendendo os requisitos do edital, os interessados devem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, até as 17 horas do dia 19 de setembro de 2016.
A seleção será feita por meio de Exame Classificatório, com provas objetivas abrangendo o conteúdo do ensino médio. As provas ocorrerão no dia 30 de outubro.
Cotas
O IFMT estabelece reserva de vagas, de 50% em todos cursos, para candidatos que tenham cursado Ensino Médio na Rede Pública de Ensino Municipal, Estadual ou Federal.