O Instituto Cuiabano de Educação (ICE-MT) conquistou, neste sábado (12.11), a medalha de ouro no basquete masculino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), sediados em Cuiabá. O título é uma conquista histórica para Mato Grosso que nunca tinha sido campeão da modalidade no JUBs. O estado também conseguiu o acesso para a segunda divisão dos jogos, que ocorrem ano quem vem.
O título foi conquistado em cima do time de Alagoas, por 54 a 49, no ginásio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no centro de Cuiabá. A partida foi muito disputada e só decidida nos últimos minutos.
“Foi um jogo difícil e tivemos altos e baixos durante os períodos. Eles chegaram a estar na frente do placar, mas no final do último quarto abrimos seis pontos de vantagens e passamos a controlar o jogo. Aí foi só uma questão de tempo para sairmos vitoriosos”, relatou o técnico do time, José Luiz Marcos.
Quando o jogo acabou, os jogadores se abraçaram e parte da torcida invadiu a quadra para comemorar o primeiro título de basquete de Mato Grosso na história dos jogos universitários. “É um momento histórico para o esporte universitário do estado”, enfatizou o treinador.
Agora, Luiz disse que o objetivo é dar continuidade ao trabalho. Ele, juntamente com sua equipe, irá apresentar um projeto à faculdade ICE para que a instituição invista ainda mais na modalidade. “No ano que vem temos que disputar a seletiva novamente para participar do JUBs. Se classificarmos, iremos jogar na segunda divisão e o nível é bem mais alto”, destacou o técnico de baquete do ICE-MT.
O JUBs Cuiabá é uma realização da Confederação Brasileira do Deporto Universitário (CBDU), Governo de Mato Grosso, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Outros resultados
Mato Grosso também chegou às finais do futsal (masculino e feminino), do basquete feminino e disputou o terceiro lugar no vôlei feminino.
No futsal, o estado conquistou duas medalhas de prata. No feminino, com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, no masculino, com o ICE-MT.
O basquete feminino, da faculdade Facem (Sorriso), conquistou a medalha de prata. Já no vôlei, as meninas da UFMT (campus de Sinop) ficaram com a medalha de bronze.
Os times que garantiram acesso à segunda divisão foram: UFMT (futsal feminino), ICE (futsal masculino), Facem Sorriso (basquete feminino) e ICE (basquete masculino).