Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hilux, Strada e Corolla são os carros mais roubados em MT
Por THAIZA ASSUNÇÃO
13/11/2016 - 08:35

Foto: Marcus Mesquita/MidiaNews

O delegado Vitor Hugo Teixeira, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores

 

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram que, em 2015, os veículos mais roubados em Mato Grosso, entre os carros segurados, foram a Toyota Hilux, o Fiat Strada e o Toyota Corolla. Os números de 2016 ainda não foram fechados.

 

A Susep é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, cuja função é controlar e fiscalizar o mercado de seguro, previdência, capitalização e resseguro no Brasil.

 

Conforme o levantamento, que compõe o Índice de Veículos Roubados (IV-R - 2015), somente no ano passado 87 Hilux seguradas foram roubadas no Estado.

 

Na sequência da lista dos 10 carros segurados mais roubados, aparecem o Strada (84), Corolla (77), Chevrolet S-10 (54), Toyota Etios (53), Mitsubishi (24), Volkswagen Voyage (21), Volkswagen Gol (21), Fiat Uno (18) e Volkswagen Saveiro (15). Veja a lista completa AQUI.

 

Os números da Susep levam em consideração apenas a quantidade de carros segurados que foram levados por bandidos. Portanto, não representam o total de carros roubados no Estado, já que muitos podem não estar cobertos por seguro.  

 

A Polícia Civil de Mato Grosso não divulga os modelos de carros mais roubados.

 

As caminhonetes são muito visadas por conta até da estrada para chegar até a Bolívia. Então se rouba bastantes caminhonetes por conta disso, para chegar até o país vizinho e trocar por drogas, armas e munições

Segundo a assessoria de imprensa, esses dados são sigilosos, no âmbito da secretaria, para não prejudicar as montadoras.

 

Só em Cuiabá, no ano passado, mais de 750 veículos foram roubados. Já neste ano, até o dia 31 de outubro, foram registrados 892 casos.

 

No último dia 5,  por exemplo, um homem de 30 anos teve sua caminhonete Hilux roubada no Bairro Jardim Tropical.

 

O assalto foi flagrado por uma câmera de segurança do local. No vídeo (confira no fim da reportagem), é possível ver o o assaltante caminhando normalmente pela rua, quando avista a vítima.

  

Logo em seguida, o assaltante - que estava armado - bate no vidro da caminhonete preta, manda a vítima descer e entra no veículo, fugindo em alta velocidade.

 

Em entrevista ao MidiaNews, o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva), confirmou que as caminhonetes são os carros mais visados pelos criminosos na Grande Cuiabá.

 

Isso acontece, conforme ele, pelo fato do Estado fazer fronteira com a Bolívia.

 

“As caminhonetes são muito visadas por conta até da estrada para chegar à Bolívia. Então se rouba bastante caminhonetes por conta disso, para chegar até o País vizinho e trocar por drogas, armas e munições”, afirmou.

 

O delegado frisou que, embora o número de roubo tenha crescido do ano passado para cá, muitos carros estão sendo recuperados.

 

Somente neste ano, 2.390 veículos foram recuperados pela polícia na Capital. No ano passado foram  2.305.

 

O dono da Spa Corretora de seguros em Cuiabá, Ivo João Guedes, explica que veículos com índices de roubo elevado têm os seguros mais caros.

 

“O cálculo do seguro é precificado em cima de vários fatores. O primeiro: o tipo do carro. Se é um carro mais visado, automaticamente o seguro dele será mais caro. Segundo: o CEP da localidade em que o carro irá transitar. Isso depende de cidade para cidade. Cuiabá, por exemplo, é mais caro que uma cidade do interior porque aqui o movimento é maior. Então a possibilidade de roubo é maior. Terceiro: a faixa etária dos condutores dos veículos. Os jovens pagam um seguro maior porque é uma faixa etária de risco”, informou.

 

O fato do Estado fazer fronteira com o veículo também influencia na hora do cálculo, conforme Guedes.

 

“Quanto mais perto da fronteira, maior é o risco de ser roubado. Então naturalmente o valor será maior. Isso depende de seguradora para seguradora. Mas com certeza, o seguro aqui em Cuiabá é diferente de São Paulo, Rio de Janeiro, por exemplo, por conta disso".

 

Prevenção

 

Hoje em dia nós vivemos numa sociedade, que a segurança pública, não é só responsabilidade da Polícia, a sociedade tem que colaborar, porque nós não vivemos em um país de primeiro mundo

O delegado Vitor Teixeira deu dicas para que os motoristas evitem ter os veículos roubados.

 

“Hoje em dia nós vivemos numa sociedade em que a segurança pública não é só responsabilidade da polícia. A sociedade tem que colaborar porque nós não vivemos em um País de primeiro mundo”, disse.

 

“Por isso, é importante que as pessoas não deixem os veículos estacionados em locais inseguros, com iluminação precária, não deixem os carros abertos, não fiquem conversando no WhatsApp”, aconselhou.

 

Vitor Hugo também alertou a tomar cuidado no momento da saída e chegada em casa.

 

“Acontecem muito casos de roubos assim. Por isso é importante, na chegada e saída, dar uma olhada antes, ver se tem alguma movimentação estranha”, relatou.

 

De acordo com o delegado, caso o motorista seja vítima de roubo, é importante acionar a Policia Militar imediatamente e depois se dirigir à Derfva.

 

“De imediato a pessoa deve acionar o 190 e, na sequência, comparecer à delegacia especializada para podermos fazer o atendimento necessário. A pessoa ligando no 190 já mobiliza toda a Polícia Militar e já dá um alerta. Aquela placa que a vítima informa já fica com a restrição. Na sequência, ela vindo na delegacia, nós confirmamos o alerta e colocamos uma restrição, que é nacional”, pontuou.

 

Carregando comentarios...

Artigos

Poder de decisão

13/11/2016 - 08:19
Artigos

Diabetes, alerta internacional

13/11/2016 - 08:16
Educação

FAPAN faz vestibular neste domingo,13

12/11/2016 - 09:31
Cidades

Dom Vilar é homenageado pela ALMT

11/11/2016 - 15:09
Cidades

MT: servidores paralisam novamente

11/11/2016 - 11:24
Agronegócio

Aftosa:105 mil doses enviadas para Bolívia

11/11/2016 - 11:18
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,11

11/11/2016 - 11:16