"Brincar é o melhor remédio": projeto precisa de doadores
Para as crianças, brincar é descobrir um novo mundo, assumir papéis inéditos e se divertir. Mas engana-se quem pensa que as brincadeiras não devem ser levadas a sério.
De acordo com o projeto "Brincar é o melhor remédio", desenvolvido por acadêmicos de Enfermagem e Pedagogia da Unemat, a ação é fundamental para estabelecer a saúde física, emocional e intelectual dos pequenos.
Em entrevista ao Jornal Correio Cacerense, a enfermeira e professora Antonia Maria Rosa, do curso de Enfermagem da UNEMAT, disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente, que é a coordenadora do projeto, explicou que essa iniciativa surgiu no ano de 1999 por iniciativa de acadêmicos da UNEMAT, com a finalidade de proporcionar as crianças que encontram-se internadas, dias de menos sofrimentos e mais divertidos, pois muitas dessas crianças permanecem até meses internadas. E foi pensando nisso, que a ideia de instalar uma brinquedoteca dentro do Hospital Regional com uma ala especial a essas crianças, surgiu.
Assim acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Pedagogia disponibilizam o tempo para ter momentos de alegria, divertimento e lazer além de aprendizado com as crianças internadas. Alguns destes alunos são voluntários e outros são contratados pelos cursos para estarem prestando esse serviço, detalhou Antonia.
Segundo ela, a ação vem ganhando cara nova. Um projeto foi traçado por arquitetos cacerenses para a reforma e reestruturação da salinha onde funciona a brinquedoteca da ala pediátrica. Varias ações para angariar fundos para a reestruturação do espaço foram realizadas com sucesso, como festas e outras, mas ainda faltam alguns ítens para a concretização do projeto.
Por isso foi lançado uma campanha solicitando o apoio da população para finalizar o projeto e poder dar maior conforto e diversão às crianças e adolescentes que estão em tratamento no hospital.
Para apoiar o projeto é fácil, basta acessar www.catarse.me/brincaromelhorremedio_6074, clicar no botão verde “Apoiar este projeto”, definir o valor do seu apoio, clicar Continuar. Se você não estiver cadastrado no site será direcionado para a página de cadastro, preencha os dados e clique em Próximo passo, escolha a forma de pagamento (Cartão de Crédito ou Boleto Bancário) e clique em finalizar. Você também pode estar entrando em contato com Antonia pelo fone (65) 99601-3465 e fazer doação de tinta para paredes ou piso, mesinhas, brinquedos didáticos e livros infantis.