Mato Grosso conta com cerca de 10 mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias
Os quase 10 mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de Mato Grosso vão receber novos uniformes, além de bolsa, boné e protetor solar. A iniciativa partiu do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), que destinou emenda para a aquisição dos equipamentos em parceria com o Governo do Estado.
Em reunião nesta terça-feira (22) com a categoria, Maluf anunciou a destinação da emenda e projetou que os equipamentos devem ser entregues no primeiro semestre do próximo ano. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 800 mil para a aquisição dos materiais.
“É uma categoria que vai a campo, que trabalha nos bairros, nas ruas, embaixo do sol. O número de câncer de pele é elevado nesta categoria, por isso precisamos tomar medidas importantes, como possibilitar equipamentos de proteção para os agentes de saúde e de endemias”, afirmou Maluf.
Depois de receber a solicitação dos profissionais, o deputado conversou com o governador Pedro Taques (PSDB), que se mostrou sensível a categoria e por meio de emenda do parlamentar e mais recursos do estado, possam possibilitar a aquisição dos equipamentos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde dos Agentes de Combate a Endemias (Sintrace), Wilson Cutas, a iniciativa do deputado e do Governo do Estado é importante, pois atende uma demanda da categoria, mostra sensibilidade e da qualidade de vida aos profissionais.
“Os municípios não dão o apoio adequado que são bolsas de qualidade, camiseta, boné e protetor, por exemplo. Ao longo dos trabalhos no interior do Estado, na Assembleia Itinerante, o deputado Guilherme Maluf recebeu solicitações dos agentes e destinou recursos, conversou com o governador, valorizando a qualidade de vida dos profissionais”, disse o sindicalista.
Os agentes comunitários ficam lotados nas unidades de saúde, e são os responsáveis por fazer o elo entre a unidade básica de saúde e a comunidade. Já os agentes de endemias verificam e combatem o avanço da dengue, raiva, leishmaniose, e visitam os bairros.