O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), enalteceu o protagonismo e o investimento em modernização promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos últimos anos para auxiliar gestores estaduais e municipais a terem uma administração mais eficiente.
Na abertura do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, nesta terça-feira (22), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, localizado no anexo da Assembleia Legislativa, Maluf disse que a iniciativa do TCE-MT de trabalhar para trazer o evento nacional para Mato Grosso mostra o interesse da corte de contas de discutir melhorias para o estado em tempos de crise nacional. “É importante a troca de informações entre os Tribunais de Contas, e sediar esse evento em Mato Grosso é interessante para discutir a conjuntura nacional, trocar informações para superar a crise. Os órgãos de controle desenvolvem um trabalho fundamental e para combater a corrupção, é preciso que tenham mecanismos efetivos e atuar preventivamente, como é feito pelo TCE-MT, conduzido pelo presidente AntonioJoaquim, orientando o gestor para que não se cometa erros”, afirmou o deputado estadual.
Durante o evento que prossegue até amanhã (24), 550 conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e auditores estão reunidos em Cuiabá para a construção da excelência institucional, que é o tema do encontro. Previdência, lei da ficha limpa e os novos caminhos das instituições em tempos de crise também serão debatidos no V ENTC.
Maluf considerou a discussão no encontro nacional como meta principal de todos os poderes e órgãos públicos para desenvolver a atuação na administração pública e disse que a Assembleia Legislativa tem trabalhado para aperfeiçoar as práticas de gestão. “O TCE-MT trabalha para se manter na vanguarda entre as instituições de controle e é referência quando se fala de boas práticas de gestão, por isso o presidente AntonioJoaquim e todos os conselheiros estão de parabéns”, argumentou. Na Assembleia Legislativa, temos melhorado nossos procedimentos de gestão para melhorar e cumprir as missões constitucionais, além de legislar e fiscalizar o Executivo”, disse o presidente do Poder Legislativo.
Como exemplo, Maluf citou que, nos últimos anos, tem contado com o apoio do Tribunal de Contas, que cedeu seus auditores para apoio técnico às comissões parlamentares de inquérito na Assembleia Legislativa, para desenvolver um trabalho com muito mais qualidade.