Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Deputado Adriano Silva busca apoio de ministro para reabrir frigoríficos na região
Por Milena Silva
01/02/2017 - 12:39

Foto: assessoria

Ao saber das necessidades por 14 prefeitos, dois deputados federais e o deputado estadual Professor Adriano (PSB), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novack, garantiu uma solução efetiva para assegurar a reabertura das quatro plantas frigorificas fechadas recentemente, bem como estudar a possibilidade da criação de uma nova matriz econômica para a região Oeste de Mato Grosso.

De acordo com o Novack, o Ministério usará a força do Estado para resolver as dificuldades. "Vamos trabalhar sob duas frentes. A primeira será chamar os frigoríficos para conversar. Se não houver a retomada, vamos buscar uma forma de assumir uma planta e fazer fluir. Outra será trabalhar principalmente por meio do fortalecimento das cooperativas, somado ao apoio das prefeituras”, assinalou. 

Mais uma ação garantida pelo ministro, durante a reunião, é a fixação do programa AgroMais Produtor. "Estaremos assegurando na região a implantação do Agromais Produtor, um programa do Ministério da Agricultura que possibilita o estímulo e o fortalecimento das cadeias produtivas conforme a vocação local e, com total apoio e fomento à produção leiteira e da piscicultura, será garantida assistência técnica, extensão rural e estímulo ao cooperativismo, esse é um projeto que já deu certo, temos experiências em outras regiões do Brasil", declarou.

Na ocasião, o Professor Adriano agradeceu ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, aos deputados federais, Ezequiel Fonseca (PP) e Fábio Garcia (PSB), e ao ministro Novack por firmar compromissos com a região. “A perda dos frigoríficos tem causado desemprego e consequentemente atinge o social. Temos que buscar viabilidade econômica e sustentabilidade para nossa sociedade. Precisamos de incentivo. Nesse período de gestão, quero dar inicio a uma nova era econômica”, pontuou. 

Ezequiel considerou a necessidade da continuidade do diálogo com os empresários responsáveis pelas plantas frigorificas. "Os empresários precisam nos explicar o fechamento das plantas, até porque eles receberam regalias, como, por exemplo, benefícios fiscais concedidos pelo Governo, para que pudessem cumprir a função social na região. Com apoio do Ministério da Agricultura esperamos mudar essa realidade". 


Na presença dos deputados, prefeitos e vereadores dos municípios de Cáceres, Mirassol D' Oeste, São José dos Quatro Marcos, Jauru, Vale São Domingos, Figueirópolis D' Oeste, Conquista D' Oeste, Araputanga, Porto Esperidião, Rio Branco, Indiavaí, Glória D' Oeste e Salto do Céu, ficou definida a realização de uma nova reunião no próximo dia 14 de fevereiro para dar o ponta-pé-inicial do Plano de Desenvolvimento Econômico junto ao Ministério.

 

 

Carregando comentarios...

Política

Botelho define 5 secretários na AL

30/01/2017 - 14:00
Meio Ambiente

Pecuária e garimpo ameaçam Pantanal

29/01/2017 - 10:01
Educação

Vagas ociosas:FAPAN faz vestibular hoje

29/01/2017 - 09:57