No período compreendido entre a última semana de fevereiro e o mês de março, cerca de 500 pessoas vão realizar cursos de inclusão digital presencial por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em diversos municípios do Estado. Um dos programas especiais mais demandados à instituição, a iniciativa terá 49 turmas no período e será executada por meio das parcerias com os Sindicatos Rurais, prefeituras, empresas e outros parceiros.
Ao menos 15 cidades oferecerão os cursos de Inclusão Digital Rural, Word Básico, Excel Básico e de Word e Excel Básico (conjuntamente). Todos os quatro treinamentos oferecem de oito a 10 vagas para aulas que variam de 16h a 20 horas de carga horária, inteiramente gratuitos.
Os municípios beneficiados vão do extremo norte ao sul de Mato Grosso: Porto Alegre do Norte, Tapurah, Barra do Bugres, Confresa, Novo Mundo, Santo Antônio de Leverger, Juína, Água Boa, Alto Taquari, Alto Paraguai, Colíder, Rio Branco, Nova Canaã do Norte, Apiacás e Nova Brasilândia.
Nas cidades onde existem Núcleos Avançados de Capacitação (NAC), como Barra do Bugres e Juína, os treinamentos serão ofertados no local. Mas espaços oferecidos por secretarias de Ação Social, salões de igrejas, sedes de Sindicatos Rurais, salas em empresas e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social também serão utilizados pelos alunos.
O treinamento de Inclusão Digital Rural oferece o primeiro contato e as noções básicas do uso de um computador: acesso aos periféricos, word, excel, arquivamento, à internet, dentre outros tópicos. Já os aperfeiçoamentos em word, excel e nos dois programas em conjunto propõem um pouco mais de aprofundamento ao aluno. Em 2016, o SENAR-MT e parceiros formaram 235 turmas com as quatro modalidades de inclusão digital.
O SENAR ainda oferece cursos de inclusão digital na modalidade a distância (EaD), por meio do acesso ao site ead.senar.org.br, onde está listada a programação.