Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Detento morre após ser baleado em audiência de custódia em MT
Por Folhamax
03/04/2017 - 03:32

Foto: Folhamax

Segundo informações, rapaz tentou fugir após ser decretada sua prisão preventiva

 

O detento Manacés dos Santos Dutra foi baleado neste domingo após passar por uma audiência de custódia realizada no Fórum de Cuiabá. O autor dos disparos foi um agente prisional que acompanhava o preso. 

Segundo as informações preliminares, o detento tentou fugir após ser decretada sua prisão preventiva. No momento em que era encaminhado para a carceragem do fórum, ele se soltou da algema de mão e tentou fugir.

O agente prisional chegou a dar ordem para o preso se conter, mas ele continuou com a fuga. Foi então que o agente disparou.

Ferido, o detento foi encaminhado ao pronto-socorro da capital por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No entanto, ele não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que abrirá procedimento administrativo para investigar o caso. A Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Manacés Dutra foi detido na neste domingo pelo crime de furto. Ele já possui passagens policiais e havia sido solto no último dia 23 de fevereiro, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

Íntegra da nota:

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos informa que abriu procedimento interno para apurar a ocorrência envolvendo disparo de arma de fogo feito por um agente penitenciário de plantão, que atingiu o preso Manaces dos Santos Dutra, no interior do Fórum de Cuiabá, na tarde deste domingo (02.04). 

Após audiência de custódia com a juíza da 9a Vara Criminal, Renata Parreira, os presos estavam sendo encaminhados para a área da carceragem do Fórum, e um deles, Manaces Dutra, conseguiu soltar as algemas de mão para fugir, quando recebeu ordem para que parasse, mas permaneceu em fuga, momento em que o agente penitenciário fez o disparo.

O Samu foi acionado imediatamente, deu o primeiro atendimento e encaminhou Manaces ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, que não resistiu ao ferimento.

Manaces foi autuado por furto neste final de semana, na capital, e após a audiência de custódia teve prisão decretada pela justiça. Anteriormente, ele esteve preso na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, de onde saiu no dia 23 de fevereiro deste ano, e era monitorado por tornozeleira eletrônica.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionada e está no Fórum iniciando as investigações. 

O agente penitenciário teve a arma recolhida e será ouvido pela delegada Juliana Palhares, da DHPP.  A Unidade de Correição da Sejudh está acompanhando a ocorrência.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Meta: Prefeitura quer "zerar" fila do eletrocardiograma

29/03/2017 - 16:26