Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Crítica: deputado Adriano diz que prefeito de Cáceres deve buscar outras alternativas,além da ZPE
Por Carlos Palmeira e Jacques Gosch/RDNEWS
10/04/2017 - 08:16

Foto: arquivo

O deputado estadual Adriano Silva (PSB) criticou o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), por apostar todas as fichas da matriz econômica da cidade na construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O parlamentar argumentou que a administração está “caolha” por delegar o crescimento do município à zona aduaneira. 

A ZPE está em fase de licitação na secretaria estadual de Cidades (Secid) desde abril do ano passado, quando o edital do projeto foi publicada. Em fevereiro, as quatro empresas que estavam concorrendo para construir o espaço foram desclassificadas e receberam um tempo para formular novas propostas.

Adriano, que tem domicílio em Cáceres e foi derrotado pelo atual prefeito nas últimas eleições, defendeu que não é da base do governo de Francis Maris e que tem posicionado quando entende que algum encaminhamento no município está sendo feito de maneira incorreta, justamente como no caso da ZPE. 

“Eu acho que essa administração está caolha no sentido de que só olha como desenvolvimento a ZPE. A ZPE é apenas uma das matrizes que tem que ser buscada. Nós temos uma agricultura familiar muito forte, Cáceres tem 30 assentamentos. A região Oeste é forte na agricultura  familiar. Nós temos um potencial enorme no turismo, que não é potencializado”, defendeu.

Ele salientou que tem buscado de maneira institucional um diálogo tanto com o prefeito quanto com o governador Pedro Taques (PSDB) para que as necessidades da região Oeste sejam debatidas e para que soluções sejam encontradas.

“Na medida do possível, tudo que eu puder fazer como parlamentar e cidadão de Cáceres eu vou fazer para ajudar o município que tem muito a se fazer. E o principal ali de Cáceres e da região oeste é a gente redefinir uma matriz econômica. O município está há mais de 20 anos sem uma economia forte e consequentemente atinge fortemente o social. Então nós temos um grande desafio”, disse.

O socialista defendeu uma unidade de pensamento para alavancar Mato Grosso e uma conversa franca sobre todos os problemas internos da unidade da federação. “Tem um desequilíbrio social no Estado. O Estado tem regiões muito fortes como Norte e Sul e têm outras que são à beira da miséria. Então nós da região Oeste precisamos nos fortalecer e a união de todos é preciso nesse momento”, indicou.

 ZPE

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres terá uma área de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. O complexo contemplará principalmente empresas das áreas de agronegócio e alimentação.

As  ZPEs são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. As empresas instaladas nesses locais têm a sua produção voltada ao comércio exterior e têm, ainda, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados.

 Francis Maris disse acreditar que após a construção da ZPE o município deverá ser a primeira economia de Mato Grosso em cerca de dez anos.

 

Carregando comentarios...