Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
RG com dez anos de uso podem ser trocados
Por Jornal Oeste
21/04/2017 - 16:32

Foto: Ilustrativa

Diariamente o Instituto de Identificação de Cáceres recebe dezenas de pessoas em busca da segunda via da carteira de identidade (RG).
 
Segundo Manoel Souza Ribeiro, funcionário que atua no setor de atendimento, uma carteira de identidade pode ser trocada a partir de 10 anos de uso.
 
Ele alertou para um erro muito comum que é a troca da fotografia de forma manual que é um crime, ele afirmou que na parte inferior da foto são feitas perfurações com características exclusivas do órgão emissor do documento e que a remoção viola e tira a autenticidade da Cédula de identidade, para o dono do documento é apenas uma substituição de foto para justiça é uma falsificação de documento.

Segundo Manoel, em caso de qualquer tipo de dano que o documento sofra ele deve ser substituído pela segunda via que custa hoje R$ 65,35.
 
A maioria das pessoas que procuram o Instituto para a troca de documento tiveram os documentos recusados em alguma instituição, órgão público ou estabelecimentos privados e diante disso buscam a retirada da segunda via, um outro fator que leva muitos a solicitar o serviço é o extravio do RG.
 
Em alguns casos cabe a Isenção dos valores pagos, os casos mais comuns são; Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas com idade entre 60 e 64 anos vítimas de furto ou roubo, pessoas que solicitarem a 2ª via em decorrência da alfabetização e para aqueles que apresentarem declaração de hipossuficiência expedida pela Defensoria Pública.
 
Já retificação de dados incorretos do RG é feita mediante a apresentação da documentação que justifique a alteração.
 
O horário de atendimento tem início às 13hs e se estende até as 16hs e atualmente o Instituto de Identificação de Cáceres trabalha sob agendamento e atende de 15 a 18 pessoas diariamente, o número não é o ideal, mas é o que o órgão consegue realizar.
 
Para garantir o acesso ao atendimento muitos chegam bem cedo e aguardam na fila até o início do expediente.
 
Para solicitação da segunda via é necessário a apresentação de uma certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3x4 e comprovante de endereço.
 
Em caso de extravio e necessário anexar o Boletim de Ocorrência para que o pedido seja validado.    
                                           
 A partir da solicitação, o documento leva em torno de 90 dias para chegar às mãos do solicitante.jr

 

Carregando comentarios...