Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
"Baleia Azul": polícia identifica três vítimas em MT
Por Diário de Cuiabá
19/04/2017 - 07:12

Foto: internet

Mato Grosso já tem três vítimas do desafio “Baleia Azul” ou “Blue Whale” identificadas até ontem somente pelo 10° Comando Regional da Polícia Militar. A última vítima teria entrado em contato com a polícia para pedir ajuda para sair do jogo. Outra vítima foi identificada pela mãe que inclusive constatou que a filha participava de um grupo e estaria sendo submetida a desafios. O primeiro caso que chegou no último teste do jogo, o suicídio, foi o da adolescente de 16 anos Maria de Fátima, moradora de Vila Rica. 

A morte da adolescente no último dia 11 fez com que a Polícia Militar iniciasse no 10° Comando Regional que compreende 11 municípios, um ciclo de palestras com objetivo de prevenção. Foi através de uma delas que chegou a segunda vítima. “Após uma das palestras a mãe identificou o comportamento estranho da filha e confirmou pelo celular da mesma que a menor fazia parte do desafio. A mãe identificou uma mensagem da curadora do grupo determinando que a filha dela cumprisse uma missão que era desenhar uma estrela de Davi na coxa. A menina estava com uma cicatriz possivelmente feita com lâmina ou bisturi”, confirma o comandante do 10° CR tenente-coronel Joel Outo. 

O tenente-coronel confirmou que a mãe registrou ocorrência e o celular da menina foi apreendido para perícia. Segundo ele, a intenção é localizar as vítimas e até mesmo orientar os pais. “Outra jovem, via whatshapp, veio na mesma situação pedindo ajuda. Dizendo que está sendo ameaçada para cumprir os desafios. Estamos em conversa com ela e pronto para ajudar”, confirma o policial citando o terceiro caso. 

A orientação de Joel Outo é para que os pais fiquem em alerta e assim o trabalho desenvolvido para interromper este jogo. “Na dúvida os pais devem ficar alerta e impedir o acesso à internet”, diz. 

O tenente-coronel explica que o jogo Eles é uma preparação para o suicídio, começa fazendo com que a pessoa perca o medo de colocar a vida em risco. Ele explica que são cerca de 50 ações e nela as pessoas ouvem músicas psicodélicas que reduzem a autoestima, assistem filmes de terror. E no final do processo no desafio 50 a pessoa está pronta para o suicídio. 

PREVENÇÃO - A psicóloga Laura Oliveira Gonçalves confirma que a forma que o desafio “Baleia Azul” seduz os jovens chama a atenção de médicos, psicólogos e pais do mundo inteiro. A grande dúvida é como combater esta febre e proteger as crianças. “A resposta não é simples, mas se encontra, principalmente, na criação de elos com os jovens e assim fomentar afinidades, mudando e inserindo novos hábitos. O diálogo entre pais e filhos ainda é a melhor alternativa, assim como fazer parte da vida, conhecer a rotina e o núcleo de amigos”, diz. 

A orientação de Laura é de que caso os pais identifiquem atitudes diferentes procurem ajuda de psicólogos. “O Brasil é o país mais depressivo da América Latina, e por isso a sociedade deve ter maior atenção a este novo desafio que quer sucumbir os jovens. A exemplo da França precisamos dar início a uma forte campanha unindo forças entre movimentos sociais, sociedade, em parceria com a Educação e Saúde, colocando todos em atenção redobrada, para que os jovens se conscientizem que nenhum desafio merece ariscar o bem mais precioso de todos, a vida”, reforça. 

Na rede social o Governo de Mato Grosso também reforçou o alerta sobre o tema. Na publicação o Governo frisa que nas últimas semanas, o tema suicídio na adolescência tem sido frequente nos noticiários. Boa parte dos debates decorrentes das notícias trazem à tona a série “13 Reasons Why”, produzido pela Netflix, e o jogo Baleia Azul, que teria vitimado uma adolescente da cidade de Vila Rica, em Mato Grosso. 

“Sabemos que a adolescência é por si só, um período de grande instabilidade emocional para pais e filhos. Por isso, é importante que os pais identifiquem suas inseguranças em lidar com seus filhos nessa fase da vida e procurem atendimento profissional o quanto antes”, cita trecho da publicação. 

A postagem traz ainda orientações de psicóloga e o contato do Centro de Valorização da Vida que é um serviço de apoio, mantido por voluntários e atende pessoas pelos telefones 141 e/ou 3321-4111 

TRAGÉDIA DE VILA RICA – O corpo da jovem Maria de Fátima de 16 anos foi encontrado na lagoa central da cidade de Vila Rica no dia 11 de abril. Segundo o boletim de ocorrência, a menina que estava desaparecida há dias e foi encontrada morta, tinha começado a fazer cortes nos braços há dois meses e deixou duas cartas, nas quais explicava os processos de um jogo na internet, denominado "Baleia Azul". 

 

Carregando comentarios...

Cidades

Divulgada a premiação do 36º FIPe

17/04/2017 - 21:31
Polícia

Mirassol D´Oeste terá nova eleição

14/04/2017 - 18:43