Aproveitando a semana da páscoa, crianças e adolescentes que integram o Projeto Social e Esportivo, Vôlei Kids, idealizado pelo Instituto da Criança –IDC e Patrocinado em Cáceres pelo Grupo Juba, iniciaram há alguns dias a confecção de lembrancinhas para serem entregues a todos os participantes do programa.
“As peças são todas aproveitadas de materiais recicláveis, neste caso latas que são pintadas, que servirão como porta lápis e canetas, e vem com lápis e chocolates, patrocinados pelo Juba Supermercados, assim como todos os materiais utilizados”, explica a Psicóloga Gláucia Pinheiro, Coordenadora de Recursos Humanos da Empresa.
Todos os 50 jovens do Projeto Vôlei Kids são envolvidos nas confecções.
Segundo a Coordenadora do IDC, atividades similares ocorrem também em outras datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. “A proposta é sempre focar no significado que cada uma dessas datas possui e sua relevância no contexto social e familiar”, explica Selma.
Ela ainda observa que estas ações pedagógicas mostram a importância que essas datas festivas possuem. ”Não é apenas criar uma peça ou confeccionar uma lembrancinha, é preciso compreender a essência, o significado da ação, o que isso pode representar para eles e para as pessoas a sua volta”.
Para o Diretor do Grupo Juba, Mirko Ribeiro, o objetivo principal do Vôlei Kids não é formar atletas, e sim seres humanos com noções de saúde, higiene, educação e o exercício da sua cidadania, visando promover o desenvolvimento humano dos participantes do Projeto.
“O esporte é utilizado também como ferramenta de ensino, onde o programa visa à formação do cidadão, dando ênfase nas noções de responsabilidade, compromisso, disciplina, respeito, educação, convivência, integração e socialização”, destaca Mirko.
O Vôlei Kids, acontece na Quadra e dependências da Escola estadual Leopoldo Ambrósio Filho, bairro DNER, com atividades no contraturno escolar e atende 50 crianças e adolescentes. “Desde uniformes a materiais esportivos e pedagógicos, são patrocinados pelo Grupo Juba”, finaliza Ribeiro.