Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
"Ajustes" na reforma da Praça Barão podem ocasionar corte de árvore centenária
Por Diário de Cáceres com assessoria
19/04/2017 - 06:22

Foto: assessoria

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (17), na Câmara Municipal, o vereador Zé Eduardo Torres recebeu um pedido de ajuda de Gilson Espíndola, que se disse "indignado com a falta de planejamento com o dinheiro publico de Cáceres."

Gilson

Gilson explicou que após a reforma da Praça Barão do Rio Branco (ele mora bem próximo), alguns ajustes estão sendo necessários "justamente por falta de planejamento". "Está sendo colocada uma passarela elevada para dar maior acessibilidade, o problema é que a passarela termina no meio de uma árvore fazendo com que a acessibilidade desejada se transforme num transtorno, sem contar com o dinheiro utilizado inutilmente."-afirmou o morador.
Na manhã de terça, 18, o vereador Zé Eduardo Torres juntamente com o vereador Wagner Barone foram verificar a situação e o motivo da passarela finalizar em uma árvore.
Segundo o empreiteiro, "o projeto contempla aquela passarela desta forma", Os vereadores buscaram "socorro" com o secretário de Obras, Valdeci Costa,que atendeu e foi averiguar. Segundo o secretário a obra realmente não pode ser executada desta forma, mas o problema é que o empreiteiro não quis aceitar opinião do secretário e nem do prefeito Francis Maris, que através do secretário pediu para fazer a passarela com um metro mais próximo ao rio, desviando assim da árvore, que é centenária.


Os vereadores pediram ainda que fizessem aa passarela na porta da escola próxima (CIC),onde realmente vai ter utilização tanto pelos alunos quanto pelos moradores em geral, pois fica no caminho de quem vai para o centro comercial e ainda não atrapalha a feira gastronômica que acontece durante a noite.
Mas os engenheiros, projetistas e empreiteiros disseram que além de dobrar os custos pra fazer essa alteração ainda estragaria toda a estética da praça.

O que deixou os vereadores mais preocupados, foi o fato de o empreiteiro dizer que já iria remover a árvore."Se fôssemos ouvidos, tudo poderia ser diferente"-disseram.

 Como último recurso,os vereadores negociaram para que não removessem a árvore, mas que removessem todas as dificuldades ao redor dessa árvore para que ela,a árvore, seja o único obstáculo no meio desta passarela, e  assim foi acordado verbalmente.

 

O assunto será levado ao IPHAN, segundo os vereadores, que querem ver se o corte da árvore realmente existe no projeto. A ainda sobre a praça, o vereador Zé Eduardo garantiu que a fonte luminosa será reimplantado e os bancos, trocados. 

 

 

Carregando comentarios...

Cidades

Divulgada a premiação do 36º FIPe

17/04/2017 - 21:31
Polícia

Mirassol D´Oeste terá nova eleição

14/04/2017 - 18:43