Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Turismo em Cáceres: Dolina Água Milagrosa desponta como roteiro a nível nacional
Por Rodivaldo Ribeiro
31/07/2017 - 07:59

Foto: arquivo

A página Aki no Mato Grosso, um perfil de Facebook dedicado a mostrar as belezas do Estado, com diversos vídeos e fotos, chama a atenção pela qualidade de algumas cenas e os números impressionante: ultrapassou os 656 mil seguidores em apenas cinco anos de existência e atingiu um alcance de 7.142.528 milhões de pessoas em apenas um mês, entre 27 de junho e 24 de julho.

Criada em setembro de 2012 pelo estudante de radiologia Emílio Toledo quando ele tinha 23 anos, hoje é atualizada e administrada por mais pessoas. Inicialmente, ele fazia tudo sozinho e centrava o conteúdo mais em fotos. “Atualmente somos nove pessoas administrando. Como a página cresceu com o tempo, o Emílio foi convidando alguns produtores de conteúdo para participar”, explica João Carlos Grisoste Barbosa, 27 anos.

O número maior de administradores chegou com um número por si só já superlativo, cerca de dois anos e meio depois da fundação: 300 mil seguidores. Foi junto com a marca que chegaram os novos colaboradores e uma maneira de fazer com que o perfil tivesse um conteúdo maior, além de manter uma maior periodicidade.

Como tudo começou a dar certo – especialmente depois que vários vídeos com conteúdo feito com Go-Pro e drones, além de farta exibição de não só paisagens, mas muita vida animal pantaneira, de cerrado e dos rios --, os criadores da fan page decidiram montar também um canal no YouTube, ainda em estágio de definição de estratégias para manter o mesmo desempenho e fluxo do Facebook.


Para João Carlos, um meio de unir o útil ao agradável, pois ele é formado em Publicidade & Propaganda pela Unic. Acostumado a produções audiovisuais, criou a empresa G4 DRONE, especializada em imagens com a utilização dos pequenos robôs voadores.

“Trabalho em todo o Estado com filmagens. Então, meu conteúdo, quando publicado, é voltado para o audiovisual. Algumas vezes com grandes produções e algumas vezes eu simplesmente aproveito um pôr do sol durante algum trabalho pelo interior para captar rapidamente algum momento em algum lugar e compartilhar com os seguidores”, detalha. Mas cenas pitorescas também têm endereço certo no gosto dos 2.242.531 milhões de envolvidos com as publicações.

Coisas como animais em situações engraçadas, caçando e correndo ou nadando livremente por seus habitats naturais já foram visualizadas nada menos que 2.148.930 vezes somente até o fechamento desta matéria. O número certamente já mudou, levando-se em conta que recebem uma média de adição de mais de 12 mil curtidas em intervalos de apenas um mês.

Tudo isso para uma página regional, com conteúdo regional, apesar de seu óbvio apelo para setores como o turismo. “A ideia sempre foi difundir conteúdos a respeito de nosso Estado, por isso atualmente tem criadores de conteúdo que publicam inclusive notícias. Eu me sinto privilegiado de fazer parte de um grupo que visa divulgar as belezas, cultura, acontecimentos e um pouco de tudo que rodeia nosso pequeno continente chamado Mato Grosso”, conta João.

Humildes, tanto ele quanto o criador Emílio fazem questão de dizer que o mérito pelo alcance das publicações junto às pessoas não é dos administradores, mas de Mato Grosso por si só, “a fama é do Estado, não da página”, consideram.

 

Para Emílio, além da honra de ter nascido aqui (no pequeno município de Vila Rica), também é uma maneira de matar a saudade que sente de sua terra natal, pois as circunstâncias da vida o levaram a viver no Paraná, na cidade de Toledo.

“Queremos divulgar nosso belo Mato Grosso em sua diversidade social, cultural e natural, mostrando o que há de melhor para o resto do Brasil e o mundo afora”, encerra Emíli Teodoro, lembrando que passa horas e horas mais próximo de onde nasceu ao ver as dezenas de fotos e vídeos que chegam até a página dele. “Isso mantém a chama viva da paixão que sinto por Mato Grosso”.

Carregando comentarios...

Artigos

O coletivo ambiental

25/07/2017 - 14:39
Artigos

A fronteira Brasil Bolívia

25/07/2017 - 13:40