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Vistoria do TCE detecta mais de 700 irregularidades em escolas de MT
Por Diário de Cuiabá
01/09/2017 - 06:23

Foto: arquivo

Ao todo 771 irregularidades foram encontradas em 43 escolas de Mato Grosso. Os dados fazem parte do "Programa Visita às Escolas", instituído este ano pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O objetivo é realizar um diagnóstico acerca da infraestrutura nas unidades de ensino estaduais e municipais do Estado, visando identificar as principais fragilidades existentes no ambiente escolar e propor ações de melhoria. 

Dos problemas elencados durante vistorias estão telhados despencando, pisos e azulejos danificados, extintores de incêndio vencidos, janelas e vidros estragados. Além de vazamentos, torneiras; pias; e vasos sanitários deteriorados e fiação elétrica exposta. 

A auditoria destaca ainda que a média de irregularidades é de 17,9 impropriedades por escola. Em 95% das 43 escolas visitadas, os prédios apresentam telhados e forro danificados. Já 93% delas não possuem um ambiente escolar e outros 79% não possuem extintor de incêndio. Equipamentos escolares também apresentam problemas. Os mais comuns são computadores e condicionadores de ar estragados, ventiladores com defeito e quadros negros rachados. 

No entorno das escolas, a auditoria constatou que em 47% das escolas fiscalizadas foi verificada a presença de lixo acumulado, 33% delas com presença de matagal, e em 30% das unidades as caixas d’água são inadequadas. Foram ainda identificadas pelos auditores mesas e cadeiras quebradas, problemas com fornecimento de energia, lâmpadas queimadas, livros danificados e problemas com a merenda. 

“Os dados coletados demonstram graves irregularidades disseminadas em todas as áreas escolares avaliadas”, cita trecho do levantamento. 

O resultado, aprovado por unanimidade, foi apresentado pelo relator, conselheiro Antonio Joaquim, na sessão ordinária do Tribunal Pleno da última terça-feira. O conselheiro pontuou que o objetivo é mostrar a sociedade a real situação da infraestrutura das escolas inspecionadas, bem como a adoção, pelos gestores, de providências para eliminar ou mitigar os problemas identificados. “(...)confirmam o descaso e a necessidade de adoção de medidas urgentes por parte dos gestores públicos para garantirem aos cidadãos um real acesso à educação de qualidade”, cita. 

O projeto piloto foi realizado em 43 escolas de 10 municípios e deve ser intensificado e estendido a outros municípios e unidades escolares e será incluído no Plano Anual de Fiscalização – PAF de 2018. A meta é que neste ano sejam vistoriadas 120 escolas. 

De acordo com os dados do Censo/INEP 2016, o Estado de Mato Grosso possui um total de 2.682 (duas mil, seiscentas e oitenta e duas) escolas, as quais atendem 841.453 (oitocentos e quarenta e um mil, quatrocentos e cinquenta e três) alunos matriculados. Desse total de escolas, 2.292 (85,5%) são públicas e estão distribuídas da seguinte maneira: 19 (dezenove) na rede federal, 758 (setecentos e cinquenta e oito) na rede estadual e 1.515 (um mil, quinhentos e quinze) na rede municipal. 

O resultado do relatório será encaminhado aos prefeitos, secretário de Estado de Educação, secretários municipais de educação e ao governador para conhecimento e auxílio na formulação de políticas públicas. As escolas vistoriadas nesta primeira etapa estão situadas em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Tangará da Serra, Salto do Céu, Jauru, Figueirópolis, Lambari D’Oeste, Rondonópolis e Sinop.

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