Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Bom Samaritano: fechado, hospital hospeda membros da Caravana da Transformação
Por Muvuca Popular
01/03/2018 - 12:56

Foto: arquivo

Após três meses de portas fechadas, por falta de repasse financeiro do governo do Estado para arcar com os custos no atendimento à saúde, o Hospital "O Bom Samaritano" de Cáceres (216 km de Cuiabá), está servindo como "hotel" para os servidores que estão na Caravana da Transformação, ação que acontece no município, até o dia 04 de março.

As informações são de que após a unidade fechar, o local passou a ser uma Casa de Passagem, que abriga doentes que estão em viagem ou oriundos de outras cidades em busca de atendimento médico, em Cáceres.

Mas, por servir de albergue aos servidores nesta semana, não existe espaço, nem acomodações, ou seja, doentes que buscam a unidade para estadia não conseguem hospedagem. No local, os "agentes" de Taques ocupam leitos e colchões doados, além dos banheiros e todo ambiente. Alguns doentes que já estavam no local, passam pelo constrangimento de conviver as diárias com pessoas saudáveis e com propósitos diferentes. 

A unidade está vivendo de doação, e atualmente um leilão será feito para pagamento das dívidas trabalhistas. O governo do Estado ficou por muito tempo sem repassar a ajuda financeira para o Hospital que era referência desde 1972, no tratamento de Hanseníase  e outras doenças dermatológicas.

Na ocasião, o governador Pedro Taques justificou que a unidade era filantrópica e as prioridades eram para hospitais públicos. Em contrapartida, os pacientes que deveriam ser atendidos pelo O Bom Samaritano estão sendo encaminhados para tratamento em Cuiabá. 

Carregando comentarios...