Pesquisadores e bolsistas do convênio firmado pela Prefeitura de Cáceres a Universidade do Estado de Mato Grosso estão visitando todos imóveis da área urbana de Cáceres para coletar dados que ajudarão a compor o Cadastro Territorial Multifinalitário. A ação teve início no dia 26 de março e tem como objetivo juntar informações que irão subsidiar a execução do Plano Diretor, do Plano de Mobilidade Urbana (trânsito) e a Reestruturação Fiscal e Tributária.
O pesquisador de campo, Mauricio Ferreira Mendes e o bolsista do projeto Felipe Maria Lemos Chaves lembram que é fundamental que a população receba os pesquisadores e respondam a entrevista. “Todos os envolvidos na coleta de informações estão uniformizados com camiseta e boné, além de crachá de identificação e portando um tablet. Todo o nosso pessoal é de fácil identificação de forma a transmitir segurança para a população”, esclarecem.
Até o momento já foram realizadas coletas nos imóveis situados no bairro Cavalhada I, entre as ruas Riachuelo, Avenida São João e Avenida Sangradouro, antiga Vereador Enedino Sebastião Martins, na região Central e da Rua das Maravilhas, na Rua 13 de Junho – até a praça Barão do Rio Branco, e também na região da Cohab Velha, além da Rua da Tapagem até a Getúlio Vargas.
Na próxima semana, os pesquisadores retomam as entrevistas na região central até o bairro São Miguel. O principal objetivo das entrevistas segundo a secretária de Planejamento, Nelci Longhi é colher informações e dados reais que vão subsidiar as decisões do poder público para o atendimento das demandas atuais e futuras do município de Cáceres.
O convênio firmado entre a Unemat e a Prefeitura de Cáceres, com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) atende a uma determinação do prefeito municipal, Francis Maris Cruz, em organizar e planejar a cidade para os próximos anos.