IFMT Cáceres lança Outubro Rosa em atividade integrada ao Programa Mulheres MIL
Por assessoria
06/10/2012 - 16:01
Durante todo o este mês o IFMT Campus Cáceres desenvolverá uma agenda de atividades voltadas para a reflexão sobre a saúde da mulher em adesão ao movimento internacional Outubro Rosa. O lançamento do movimento foi realizado esta semana no Campus durante a abertura do Curso de Culinária Regional do Programa Mulheres Mil. O programa desenvolvido pelo governo federal atende inicialmente em Cáceres 100 mulheres de 13 bairros da região conhecida como EMPA e tem como objetivo garantir educação profissional na área de culinária regional, com formação focada na autonomia e em alternativas ao mundo do trabalho e renda.
A cerimônia de abertura realizada na última quarta-feira (03.10) foi presidida pelo reitor do IFMT, Professor José Bispo Barbosa que reforçou o compromisso da instituição em promover ações visando a integração das mulheres atendidas pelo programa nos cursos regulares de educação tecnológica e profissional com o propósito de garantir também elevação de escolaridade .
O diretor-geral do Campus Cáceres, professor Olegário Baldo acolheu as alunas no Campus e destacou a necessidade de persistência para o enfrentamento das dificuldades e a garantia do término do curso. “Vocês já são alunas do IFMT Cáceres. Será uma honra para a nossa escola entregar o certificado para cada uma de vocês que com persistência terminarão o curso e se Deus quiser poderão ingressar aqui também em outros cursos de nível médio, técnico, superior ou pós-graduação”, afirma Baldo.
A persistência e o potencial das mulheres em transformar a realidade de suas famílias e comunidades também foram destacados como motivações para o curso pela gestora do Programa Mulheres Mil em Cáceres, professora do IFMT Iris Gomes Viana.
Segundo o pró-reitor de extensão do IFMT, professor João Vicente Neto, o Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, em especial, nos eixos da promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Em Cáceres, a ação teve como base o diagnóstico socioeconômico das localidades, os Índices de Desenvolvimento Humano, IDH e vulnerabilidade social, para promoção de política de gênero e de inclusão social nas comunidades.
São parceiros do Programa em Cáceres a Prefeitura Municipal de Cáceres, o Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Bienès e a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat Campus Jane Vanini. Durante a abertura do Curso de Culinária Regional estiveram presentes, além de servidores do Campus, os colaboradores Carla Simone Girotto de Almeida Pina Barelli, da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres; Taciane Neves Faustino do Centro de Direitos Humanos e a professora Raquel Borges Silva, da Unemat.
OUTUBRO ROSA
Em consonância com a agenda de Mulheres Mil, o diretor de ensino do IFMT, Silvano do Carmo Souza lançou a campanha Outubro Rosa no Campus com palestras e atividades que põe no centro das reflexões o tema saúde da mulher. O Outubro Rosa é um Movimento popular internacionalmente conhecido com atividades em todo mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da sociedade em campanha de saúde preventiva da mulher.
A conferência inicial sobre Saúde da Mulher foi proferida pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, Carla Simone Girotto de Almeida Pina Barelli. Ela é mestre em Ciências Ambientais e atua em unidade do Programa de Saúde da Família no município. A enfermeira é uma das colaboradoras do IFMT Cáceres no programa Mulheres Mil e ministra a disciplina Saúde da Mulher no curso de Culinária Regional.