Baseado no Código de Obras e Posturas do município, a Prefeitura de Cáceres coloca em prática as leis que obrigam os proprietários de lotes urbanos a manterem limpos os terrenos, livres de lixo, entulho e mato.
No primeiro momento, os donos de lotes sujos são notificados, com um prazo para executarem as devidas limpezas. Caso não o façam, são multados em 50 URMs (R$ 1.892,50) conforme determinado em lei. Em seguida, a Prefeitura executa a limpeza e soma os custos do serviço ao valor da multa, totalizando mais de dois mil reais.
A Prefeitura informa ainda que a medida se faz necessário em razão do grande número de lotes com aspectos de abandonados pela cidade, cobertos de todo tipo de sujeira e presença de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, sendo que o que mais preocupa é a infestação do caramujo africano, que se intensifica com as chuvas nesta época do ano.
Trata-se de um caso de saúde pública e o município busca o controle nessas situações que ameaçam a saúde da população.
O caramujo pode transmitir doenças graves
Cientificamente chamado Achatina fulica, quando infectado por um parasita pode transmitir duas doenças diferentes, a estrongiloidíase e a meningite eosinofílica. Tem como características cerca de 15 a 20 cm de comprimento e chega a pesar 200 g.
A meningite eosinofílica acontece quando o verme chega no sistema nervoso central inflamando as meninges que recobrem o cérebro. A estrongiloidíase causa intensa dor abdominal que pode ser confundida com apendicite.