Animais selvagens vivem à solta em meio aos povoados próximos ao Rio Paraguai em Mato Grosso. Onças, capivaras e jacarés transitam livremente às margens habitadas do rio. A cena causa estranheza para quem não convive com essa realidade, mas para os ribeirinhos é comum.
Na semana do Meio Ambiente, o G1 publica, em parceria com a TV Centro América, uma série de reportagens sobre o assunto e detalhes da Expedição Travessia e da Expedição Rio Paraguai - das nascentes à foz. No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Onça foi filmada chegando em casa à noite — Foto: TVCA/Reprodução
É preciso manter uma distância mínima dos animais silvestres tidos como perigosos, mas os moradores já sabem lidar com a "vizinhança animal".
Os moradores da região dizem que é normal a presença dos bichos selvagens próximo deles, e que não se incomodam com os animais. São praticamente animais domésticos ariscos, mas todo cuidado é pouco.
Equipe visitou a casa da onça
A expedição no Rio Paraguai, feita por equipes da TV Centro América, da TV Morena e do Globo Rural, mostrou a “Casa da Onça”, uma casa abandonada onde habitava uma onça-pintada, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. A casa era uma estação ecológica usada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Onça vive em casa abandonada — Foto: TVCA/Reprodução
Além disso, às margens do Rio Paraguai próximo a Corumbá (MS), uma moradora conhecida como Maria dos Jacarés, tem no quintal de casa vários jacarés. Os animais transitam normalmente próximo a casa dela.