'Música e Artes Plásticas: Horizontes Educacionais' é o tema do IX Ciclo de Diálogos do Instituto Federal de Mato Grosso IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo a ser realizado nesta terça-feira (21/07), às 15 horas (horário de Mato Grosso), com transmissão ao vivo pela internet.
Nesta edição, o ciclo de diálogos contará com as contribuições da artista plástica mato-grossense Dra. Ruth Albernaz; do artista plástico e professor de artes do Instituto Federal de Rondônia, IFRO, Carlos Bosquê e do músico, regente da orquestra unificada IFMT/Unemat, professor de artes do IFMT, Célio Monteiro.
Mediado pela jornalista do IFMT Edna Pedro, o evento gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas, aborda desafios e alternativas para a educação em tempos de pandemia.
Transmissão ao vivo pela página do Facebook do campus https://www.facebook.com/ifmtcaceres.oficial e pelo canal do youtube: https://youtu.be/a5L0JvnkRj4
Inscrições para certificado no site: https://www.even3.com.br/9ciclodedialogosifmtcaceres/
Participações:
Célio Jonas Monteiro possui graduação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso; Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo. Guitarrista / compositor. Regente da Orquestra Unificada IFMT-Unemat. Tem experiência na área de Música, Culturas Contemporâneas, Ciência e Tecnologia das Artes e Ciências da Comunicação, com ênfase em Composição Musical. Doutorando em Tecnologia das Artes na Universidade Católica Portuguesa Porto, desenvolve pesquisa em Machine Listening baseado em Realidade Virtual e Realidade Aumentada e Computer Music.
Carlos Alberto Bosquê Junior é Artista Plástico e Arte Educador. Graduado em Licenciatura de Educação Artística - Bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo - FEBASP, Especialização em Educação para Jovens e Adultos - EJA e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Rondônia- Unir. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Experiência em Palestras de História da Arte, cursos e oficinas de pintura e escultura.
Ruth Albernaz Silveira é artista plástica, arte educadora. Doutora em Biodiversidade Amazônica pela Rede BIONORTE - MCTI; mestre em Ciências Ambientais; especialista em Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio-ecológicos na Amazônia Brasileira e graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Atualmente é pesquisadora voluntária da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de arte/educação ambiental, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, sustentabilidade, Ecologia e Arte. Participou de diversas exposições a exemplo: “Dentro do Brasil cabe o Mundo”, Sesc Quitandinha, Petrópolis – RJ, 2018; Coletiva de Arte Híbrida “Para encontrar o azul eu uso pássaros” – homenagem ao centenário de Manoel de Barros, Museu de Arte e de Cultura Popular – MACP/UFMT, 2018; Exposição Individual Patuá, sala expositiva do Sesc Casa do Artesão, Cuiabá – MT, 2016; Exposição Individual Voos Xamânicos, Galeria do Sesc Arsenal, Cuiabá – MT, 2014; Salão de Arte de Mato Grosso (2013); XIX Salão Jovem Arte Mato-grossense (2000). Ilustração: Livro de Poesia Bicho Grilo, de Cristina Campos, editora Carlini e Caniato, Cuiabá, 2016.
Maria Edna Pedro da Silva é jornalista e educadora. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Graduada em Comunicação Social / habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba. Jornalista efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública e Jornalismo Científico e em temas como Educação de Jovens e Adultos, educação ambiental e inclusão.