Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
ALMT: Comissão de Saúde reforça necessidade de isolamento, uso de máscaras e medidas de higiene
Por Renata Neves
31/08/2020 - 13:06

Foto: reprodução

Análise feita pelo deputado Lúdio Cabral (PT) referente à última semana apontou redução na velocidade de queda de alguns índices, estabilização e aumento de outros.

 

 
Os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Dr. Gimenez (PV), da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, reforçaram, nesta segunda-feira (31), a necessidade de a população manter o isolamento social, o uso de máscaras e as medidas de higiene para evitar a infecção e propagação do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. Os parlamentares também cobraram que o governador Mauro Mendes (DEM) responda aos requerimentos de informações encaminhados pela comissão.
 
Análise feita pelo deputado e médico sanitarista Lúdio Cabral referente à última semana epidemiológica apontou aumento de aproximadamente 6% na média móvel diária de casos novos de 7 dias, estabilização na taxa de contágio e na média móvel de óbitos de 7 dias e redução na velocidade de queda da curva referente à média móvel de casos novos de 14 dias e à média móvel de óbitos de 14 dias.
 
“Fiquei triste quando fechei essa análise, porque a minha vontade era já ter condições de calcular a velocidade da descida para que pudéssemos projetar um cenário de estabilidade no Vale, mas como vínhamos em um patamar elevado e com as medidas de flexibilização do isolamento social que aconteceram nas ultimas semanas, a população voltou a circular, muitas pessoas sem usar máscara, houve abertura das atividades econômicas, permissão de atividades com até 100, 200 pessoas e isso infelizmente já está produzindo reflexos na curva epidêmica”, afirmou o parlamentar.
 
Com base na velocidade percentual de descida semanal, Lúdio Cabral estima, a partir de “cálculo precário”, que serão necessárias 20 semanas para a curva chegar a um patamar de estabilidade no Vale. Para mudar esse cenário, o deputado defende que o Poder Público promova campanhas publicitárias para orientar a população a usar máscara, evitar aglomerações e manter as medidas de higiene e distanciamento social.
 
“As decisões que os governantes tomaram de flexibilização das medidas de restrição de circulação foram todas precoces, imprudentes, intempestivas e desafiaram o vírus em todas essas oportunidades [...] Isso passa uma mensagem à população, que capta essa mensagem e incorpora ela a seu cotidiano. É como se vivêssemos um cenário de normalidade com a epidemia ainda presente entre nós em um patamar elevado”, acrescentou.
 
O deputado estadual Dr. Gimenez concordou com as declarações feitas por Lúdio. “O curioso é que estamos sendo repetitivos. São sempre as mesmas orientações [...] A expectativa de descida diminuiu. Desse jeito vamos virar o ano com o Covid ainda batendo em nossas portas. Essa flexibilização parece que permite que as pessoas pensem que as coisas estão bem, quando na verdade não estão”.
 
Requerimentos – Os parlamentares cobraram que o governador Mauro Mendes responda aos requerimentos nº 228, 266 e 267, enviados pela Comissão de Saúde nos meses de junho e julho. Os documentos solicitam informações sobre a quantidade e a qualidade dos respiradores mecânicos humanos utilizados no tratamento da Covid-19 em Mato Grosso e sobre servidores e trabalhadores de saúde acometidos pela doença.
 
O requerimento nº 267, por sua vez, requer à Secretaria de Estado de Saúde (SES) providências urgentes para atender aos servidores públicos e demais trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento ao Covid-19 em todos os municípios e regiões do estado.

A reunião foi intermediada pela servidora do Núcleo Social  Elizeth Araújo.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Cáceres registra 40,5ºC

31/08/2020 - 12:47
Artigos

Visibilidade às lésbicas, eu apoio

29/08/2020 - 14:40