Mutirão retira 5 toneladas de lixo do rio Paraguai
Por Diário de Cáceres
12/11/2012 - 09:39
Teve de tudo: muitos pneus, fogões, geladeiras, cama, pedaços de bicicleta, colchões, coletes velhos, garrafas peti, cadeiras, vidro. Toneladas de lixo foram retiradas durante todo o dia de ontem, 11, no 24º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai. Apesar de acontecer todos os anos, a quantidade de lixo surpreende, pois demonstra a falta de conscientização daqueles que usam o rio para lazer ou para subsistência. No caso, pescadores.
Este ano, aumentou também o número de voluntários, que chegou a 500. Clubes de sérico, sindicatos, associações ambientais, todos colaboraram. Cerca de 100 embarcações transportaram nada menos que cinco toneladas de lixo.
Claudionor Duarte Correia, um dos organizadores do mutirão, afirmou que o número de pessoas ajudando surpreendeu. “Conseguimos repassar a importância do evento. Falta agora descobrirmos a fórmula de finalmente conseguir fazer com que as pessoas parem de jogar lixo no rio”.
A limpeza, que acontece anualmente, é fruto de uma idéia do capitão Renato Tomaz, da reserva da Marinha. No final do evento, a Marinha realizou a celebração do Dia Nacional do Amigo da Marinha com a entrega do diploma de Amigo da Marinha ao reitor da Unemat, Adriano Silva. A ação contou com participação da Banda do 2º Batalhão de Fronteira e da Banda Remelexo.