Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Córrego Sangradouro está recebendo obras de manutenção e plantio de mudas
Por assessoria
09/04/2021 - 10:07

Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura Municipal de Cáceres por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Meio Ambiente, realiza  serviços de limpeza,  manutenção e plantio de mudas de árvores  nas margens de  trecho da área urbana do Córrego Sangradouro.

A secretária municipal de Saneamento e Meio Ambiente,  Alessandra Castilho, em parceria com integrantes do “Projeto Fazer”, se  aproveitou de uma ação que estava sendo realizada em função do  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado  entre a Prefeitura Municipal de Cáceres e o  Ministério Publico Estadual,  que   determina  o plantio e a manutenção de 240 mudas de árvores nativas, para  promover os serviços de limpeza e manutenção na área.

Segundo Alessandra, o objetivo é um trabalho de paisagismo, usando as mudas que são produzidas na própria Secretaria,  com o reaproveitamento de garrafas pets, latas de tintas e  madeiras jogadas nos rio, que servem de vasos e  de proteção no momento que as mudas são plantadas nos locais definitivos até se tornarem árvores”.

O  “Projeto Fazer”, tem como  lema “A Arte como Inclusão Social”, cuja  finalidade é realizar ações para atender o município de Cáceres, por meio  de capacitação e inserção social de pessoas em vulnerabilidade social, de  jovens, da  comunidade e dos sistemas prisional e  socioeducativo.

O coordenador de Meio Ambiente, Dario Diego, que está à frente dos  trabalhos, exaltou a participação e envolvimento  dos moradores do entorno, que  estão  ajudando a retirar o lixo, regar e  cuidar das plantas,  usufruindo do local no final da tarde, que se tornou agradável,  para sentar com a família.

Na ação foram plantadas 242  mudas  de espécies nativas dos biomas  cerrado, pantanal e floresta  amazônica de transição,  entre elas ,  o pequi, faveiro, e variadas espécies de  ipês.

O Córrego Sangradouro teve sobre suas águas num passado recente, a famosa “Ponte Branca”, patrimônio histórico e simbólico das relações socioculturais da cidade, onde crianças brincavam, e casais de namorados costumavam marcar seus encontros. Foi demolida para a canalização e construção da passarela de cimento.

Carregando comentarios...