Mato Grosso tem mais de 140 cavernas e a maioria delas não tem licença para a visitação de turistas., porém a maior delas, a do Jabuti, localizada em Curvelândia esta apta a receber turistas.
A partir deste ano ela será aberta ao turismo.
A informação foi repassada pelo prefeito Jadilson Alves de Souza (Republicanos), no último sábado, 13, durante visita do deputado estadual Túlio Fontes (PV).
Ele contou que abertura ocorrerá no próximo dia 4. No dia 5, haverá uma séria de atividades em comemoração aos 21 anos da cidade, festejado no dia 7.Em Curvelândia está a maior caverna de Mato Grosso: a Gruta do Jabuti, que em 2014 se tornou Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.Atualmente, o acesso à caverna é restrito a visitantes comuns, sendo liberado somente a pesquisadores, estudantes universitários em aulas de campo e, em alguns casos, autoridades.Na entrada da caverna encontra-se um enorme salão de três metros de altitude, que dá acesso aos demais espaços, dentre outros salões, salas, fendas e um poço, formando um verdadeiro labirinto, que proporciona um impressionante passeio. A caverna tem 4 km de extensão.
Na Caverna do Jabuti há uma grande diversidade de espeleotemas, que são as estalagmites, estalactites, que são as rochas no interior, com tetos e paredes rochosas de várias cores, variando do calcário branco mais puro ao marrom ferruginoso. Também nas paredes existe uma rica morfologia formada de flores de aragonita, cristais de quartzo, dolomitos (cristais), seixos de quartzo, estromatólitos e fragmentos de calcedônia.Cáceres
A Dolina da Água Milagrosa em Cáceres, é uma caverna submersa onde a entrada é formada através de um abatimento do solo, ali o lençol freático está perto do solo e proporciona o mergulho, mas também pode acontecer muitos acidentes.
Para chegar à Dolina, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 850 metros, além de descer uma escadaria com mais de 150 degraus.
Após a escada de madeira, uma escadaria natural no solo. Em virtude disso, há uma corda instalada no local a fim de auxiliar na descida.
Deputado Túlio Fontes com o prefeito Jadilson de Curvelândia