Funcionários do Hospital São Luiz, em Cáceres, a 250 km de Cuiabá, protestam com cartazes no hospital pedindo pelo pagamento do salário deles, que está atrasado. Cartazes com os dizeres 'Cadê o nosso pagamento?' e 'Não somos palhaços' estão espalhados pela unidade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sessamt), Sidney Pedroso, a situação é recorrente.
"Quando há dificuldades, a primeira coisa que eles cortam no orçamento é o salário dos funcionários. Já acumularam salários atrasados várias vezes e ninguém dá explicação", diz.
De acordo com o sindicato, pelo menos 500 funcionários trabalham na unidade atualmente.
A unidade hospitalar informou que a falta de pagamento acontece por causa da falta de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), que, conforme posicionamento do estado, deve acontecer nos próximos dias.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o pagamento ao Hospital São Luiz, em Cáceres, está previsto para ocorrer ainda nesta semana, mas que é importante esclarecer que o pagamento é referente à prestação de serviço do hospital ao estado e não se refere ao pagamento de salários dos profissionais daquela unidade de saúde, pois essa é uma atribuição do hospital.
Do total de atendimentos do hospital, 80% é de atendimentos pelo SUS, sendo esta a principal fonte de receita.
De acordo com a gestão hospitalar, o último repasse feito pelo SUS é do dia 23 de dezembro do ano passado, ou seja, há 60 dias.
O hospital é referência no atendimento de gestantes de alto risco e UTI neonatal, entre outras especialidades de alta e média complexidades para 22 municípios e outras duas cidades na Bolívia.