A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, apresentou números e fez um balanço após 14 meses do início da vacinação contra a Covid-19 no município de Cáceres.
Elis ressaltou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas no processo de vacinação no município, visando a imunização da população cacerense, a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde-SMS, adotou múltiplas medidas e campanhas para atingir um maior número de pessoas vacinadas.
A secretária elencou alguns desafios, entre eles depender da entrega de lotes pelo governo federal, definição de grupos prioritários e tantos outros percalços e imprevistos nesta jornada.
Elis fez questão de enaltecer o brilhante trabalho desenvolvido pela saúde municipal, parceiros e voluntários, que de forma intensa se entregaram nesta causa humanitária. “Diversas equipes se doaram incansavelmente para salvar vidas e realizaram aplicações diurnas e noturnas, utilizando diversos locais, abertos e fechados, inclusive em sistema drive-thru, onde chegamos a imunizar até cinco mil pessoas em apenas um dia, fato ocorrido em 22 de julho de 2021, e mantivemos uma média de até mil aplicações em um dia nos períodos de campanhas intensivas, comprovando a capacidade técnica e operacional da Secretaria Municipal de Saúde”, anotou Elis.
A secretária informou que o município de Cáceres já aplicou 144 mil doses da vacina até a presente data, e destacou a vontade política e social, e apoio irrestrito que recebeu da prefeita Eliene Liberato Dias, principalmente na sua determinação de buscar doses extras para Cáceres, e a presença do vice Dr. Odenilson, que é médico e também acompanhou de perto esta luta diária. ”144 mil doses aplicadas é um número significativo, mesmo assim continuamos sensibilizando a população da necessidade de se completar o ciclo, mas infelizmente muitos não atendem este chamado”, observou a gestora da saúde.
Segundo Elis Fernanda, os dados completos destas informações se encontram disponíveis no site da prefeitura, acesso em https://www.caceres.mt.gov.br/Covid-19/Vacinometro/
“A Secretaria Municipal de Saúde transformou esses dados, com o público alvo imunizado, em gráfico, que está nesta matéria em imagem fotográfica, comprovando que as metas estão sendo atingidas, mesmo com os desafios envolvendo as questões sociais, culturais e políticas que envolvem a vacinação”, assinalou Elis.
A Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Rosane Alves Vilela Gaiva , avisou que Cáceres mantém a mobilização e a busca ativa da população para a administração da primeira dose ou aplicações de reforço da vacina contra a covid-19. “Esta semana lançamos, já a disponibilidade da quarta dose para idosos acima de 80 anos”, concluiu Rosane.
Esdras Crepaldi