Com objetivo de promover práticas de educação ambiental, acadêmicos do 9º semestre do Curso de Bacharelado de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo revitalizaram espaços de convivência no bloco do curso, utilizando reciclagem e reutilização de materiais. O projeto, coordenado pela professora Gláucia Alves e Silva, doutora em Ciência do Solo, integra a agenda de educação ambiental do curso de Engenharia Florestal na disciplina de Manejo de Unidades de Conservação e Áreas Silvestres.
Em trabalho coletivo desenvolvido no decorrer do semestre, a turma transformou pneus usados, caixotes de feiras e outros elementos recicláveis em canteiros, assentos, lixeiras e vasos de plantas ornamentais, entre outras medidas de revitalização do espaço.
A ação teve início em 2015 com o Projeto “Reciclagem e reutilização de materiais – Uso responsável dos recursos ambientais”, que resultou em utensílios e mobílias para entrada e saguão do prédio do curso confeccionadas de modo artesanal com tubos de papelão descartados, barril de chopp vazio, pneus usados, caixotes de feira, tecido de cortinas entre outros elementos.
Também foi feita, entre os blocos de salas de aula e no corredor do prédio, a construção do espaço de convivência com pergolado, bancos e jardim suspenso confeccionados com toretes de teca, tábuas, caules de bambu e madeira de doação apreendida pela justiça, além de restos de materiais de construção. Denominado 'Espaço Ecológico Michelle Carmelinda Pegorini Bordini', em homenagem a professora do curso falecida em 2014, o espaço de uso diário da comunidade acadêmica é cuidado e revitalizado a cada ano pelos estudantes que participam das edições do projeto.
Na edição 2022.2, o projeto foi realizado pelas acadêmicas e acadêmicos do curso: Alisson Lopes de Souza, Alisson Ripin Rikbakta, Ari Fernandes Montecchi, Flavia Cristina Mendes Rodrigues, Gabriel Vasconcelos da Silva, Janice Almeida Candia, Nayara Cristina da Silva e Viviane Ferreira Almeida.
Em nove meses de investigações, foram identificados vários membros da organização envolvidos com tráfico, roubos e homicídios na região de Primavera do Leste
Serão distribuídos R$ 550 mil em prêmios entre mais de 350 mil contrbuintes
Os criminosos usaram um fio de luz para agredir a vítima, com golpes que deixaram lesões nas costas e abdômen