235 homens acusados de violência contra mulher foram mandados para cadeia em Cáceres em 2012
Por Jornal Expressão
18/01/2013 - 08:09
Duzentos e trinta e cinco homens acusados de violência doméstica e familiar foram mandados para a cadeia, em Cáceres, em 2012. O número é considerado elevado, uma média de quatro prisões por semana. Ou seja, de cada um dia e meio, pelo menos, um acusado é preso por esse tipo de crime. É o que mostra um relatório da Delegacia Especializada da Mulher no município.
Nas cinco delegacias especializadas da Mulher no Estado, foram instaurados 3.667 inquéritos policiais para apurar denúncias de violência contra mulher em todas as cidades. O maior número de ocorrências dessa natureza foi registrado na delegacia de Várzea Grande: em doze meses foram instaurados 1.343 procedimentos, entre inquéritos e Termos Circunstanciados (TCOs), e requisitados 2.101 medidas de proteção da Lei Maria da Penha.
No caso específico de Cáceres, a delegada Elizabeth Garcia dos Reis, atribui o aumento dos registros a confiabilidade na rede integrada de proteção, fortalecida após a criação da Lei Maria da Penha. “Atribuo o aumento das denúncias à coragem das vítimas em procurar a polícia, baseado na credibilidade do trabalho”, enfatiza lembrando que a forte atuação da Polícia do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Saúde e Assistência Social é o que encoraja a mulher a denunciar o circulo de violência.
Ao todo, a Delegacia da Mulher de Cáceres enviou à Justiça 664 inquéritos policiais de violência doméstica contra mulher e criança no ano de 2012. A delegada considera as denúncias de violência sexual contra menores as mais graves, devido à vulnerabilidade infantil. Porém, diz que age rápida para punir os responsáveis.
“Se tomo conhecimento do fato, paro a delegacia e movimento toda a rede. A Delegacia se volta toda para esse caso. Em seis horas estou com o inquérito pronto, representou pela prisão que no máximo em 12 horas está na mão”, frisa a delegada afirmando que “aqui a rede é muito forte”.
Apesar do aumento dos mecanismos para enfrentamento à violência doméstica em todo o Estado, os números dos registros de crime dessa natureza vem aumentando. Enquanto em 2011 as delegacias de polícia Civil de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças instauraram 2.927 inquéritos, em 2012 pulou para 3.667.
Um total de 3.444 investigações foi concluído e os autores indiciados, além de 864 termos circunstanciado de ocorrência e 3.593 medidas de proteção da Lei Maria da Penha, encaminhadas ao Judiciário para segurança das vítimas.