Em sua primeira visita como deputado estadual à Câmara Municipal de Cáceres, o ex-prefeito Francis Maris Cruz (PSDB),lembrou que vários projetos elaborados, em sua gestão, foram e serão encaminhados ao governo para serem executados pelo Govero do Estado. "Peço que Deus possa tocar no coração do governador, para que ele possa dar celeridade nas obras estruturais do nosso município”- afirmou durante a visita realizada ontem, 17.
Entre os projetos, , Francis destacou a reforma do aeroporto, a construção da orla do rio Paraguai a construção de uma perimetral e a implantação do projeto turístico do “Cidade Gêmeas”.
“Elaboramos e assinamos um convênio com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para reforma do aeroporto. Uma obra de R$ 6 milhões. A prefeitura fez o projeto com a Infraero. O projeto contempla reforma das pistas, iluminação, escritório e sala de embarque” assinalou lembrando que ele foi encaminhado ao governo, mas ainda não foi executado.
Lembrou ainda do projeto para construção de uma perimetral no sentido de evitar que caminhões e carretas trafeguem pelo centro da cidade, destruindo a pavimentação e provocando acidentes.
“A construção dessa perimetral vai evitar que os caminhões trafeguem pela área central da cidade. Esse projeto também já foi encaminhado ao governador. Além de prejuízos materiais estamos perdendo vidas” disse informando sobre um acidente com vítima fatal no fim de semana.
Lembrou que, em sua gestão, foi elaborado o projeto da Orla do Rio Paraguai, e que, inclusive, esse projeto foi uma das promessas de campanha do governador Mauro Mendes. Mas, que também ainda não foi construída. “Dependemos 100% da autorização do governador para dar celeridade. Precisamos trabalhar juntos para resolver” conclamou.
Sobre a implantação do Cidade Gêmeas, elaborado entre a prefeitura, em sua gestão, e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e que, de acordo com o deputado, irá atrair turistas e aquecer a economia local, diz que, embora o decreto de sua criação tenha sido aprovado pela Assembleia Legislativa, precisa da autorização do governador.
Em relação ao maior e mais importante projeto estrutural da região o da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, que será instalada em Cáceres, o deputado diz que está com 90% da parte administrativa concluída. Porém, segundo ele, falta a parte do condomínio, onde as empresas irão se instalar.
“A ZPE está com 90% da parte administrativa concluída. Mas, falta a instalação de rede de água, energia elétrica, asfalto. Temos informação do diretor da AZPEC Adilson Reis que já existem cinco empresas prontas para se instalarem na ZPE. Dependemos de conclusão total das obras”.