A 2ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Cáceres, irá notificar a administração municipal por crimes ambientais, na área da Sematur. Na ação, o Ministério Público (MP) afirma que irá exigir a reparação de danos, através do replantio de mudas de árvores destruídas, indenização e multa pecuniária ao município.
A punição, de acordo com a promotora, Liane Amélia Chaves, ocorre em razão da destruição, quase que total, de dezenas de mudas de árvores, plantadas, por um grupo de crianças, lideradas pelo Corpo de Bombeiros, na semana do Meio Ambiente, na área da Sematur.
A promotora explicou que uma vistoria realizada por uma equipe do MP constatou que a maioria das 25 mudas de ipês, caju, graviola entre outras, foram danificadas, por um parque diversões instalado no local. E, as que sobraram estavam sem proteção de cercamento e, que provavelmente, seria pisoteada pelos usuários do parque.
“A prefeitura disseminou a ideia de preservação ambiental. Mas, agiu como principal degradadora”
“Além de crime ambiental, o que ocorreu foi um total desrespeito ao trabalho realizado pelas crianças, no lançamento do Projeto Bombeiro do Futuro, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como um afronta ao Corpo de Bombeiros” assinalou a promotora justificando a medida.
“As crianças que fizeram isso acreditaram que estariam contribuindo com o meio ambiente. Plantamos árvores, mas nasceram barcos. Foi uma decepção. A prefeitura disseminou a ideia de preservação ambiental. Mas, na verdade, agiu como a principal degradadora do meio ambiente” ressaltou.
Imagens de plantio de árvores realizadas por bombeiros mirins no Dia Mundial do Meio Ambiente
A promotora enfatizou ainda que “além da ação por crimes ambientais e replantio das árvores, a administração será notificada pelo dispêndio de recursos públicos” e que “a indenização será revertida em favor do Fundo Municipal do Meio Ambiente”
Comandante do Corpo de Bombeiros, major Tamara Secotti lembrou que, curiosamente, foi a própria secretaria de Meio Ambiente e Turismo quem indicou a área para o plantio das árvores do Projeto Bombeiros do Futuro.
“Quem indicou o local mais aquedado para o plantio das árvores foi a própria secretaria. As crianças quando virem isso, não vão entender nada e porque as plantinhas morreram” disse a oficial lembrando que, cerca de 50 crianças, participaram do projeto Bombeiros do Futuro.
O site Expressão Notícias entrou em contato tanto com o secretário de turismo Claudio Henrique como com a prefeita Eliene Liberato, expondo a situação. Porém, ninguém manifestou.