Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em quatro dias de cerimônia, Unemat concede grau a 387 formandos em sete cidades
Por Danielle Tavares, Nataniel Zanferrari
08/08/2023 - 16:12

Foto: Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está em festa: teve início na última terça-feira (1º) a temporada de colações de grau da Instituição. Ao todo foram 387 formandos que receberam o diploma em onze cerimônias de grau realizadas em sete municípios de Mato Grosso entre terça e sexta-feira (4).

A grande novidade desta temporada é que, pela primeira vez em 45 anos, os formandos recebem o diploma já no ato da colação de grau. As instituições de Ensino Superior devem entregar os diplomas de seus graduados em um período de até 90 dias mediante solicitação. Anteriormente, a Unemat disponibilizava os diplomas cerca de 60 dias após o requerimento. Nas colações deste semestre, todos os graduados já saíram da cerimônia com o diploma válido e assinado, graças a um esforço conjunto dos servidores da Universidade.

“Pela primeira vez em 45 anos, estamos já entregando o diploma aos nossos formados e formadas no ato da colação de grau. Essa é uma ação importantíssima da nossa Universidade, e agradeço aos profissionais técnicos que propiciaram esse trabalho para que pudéssemos entregar os diplomas no ato da colação”, afirma a reitora da Unemat, Vera Maquêa. “E estamos trabalhando para que, nas próximas colações de grau, nossos formados e formadas também tenham a oportunidade de já concluir a sua graduação na Unemat com o seu diploma na mão”, garante Vera.

O vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto, que fez a outorga de grau aos formandos de Alto Araguaia, Nova Xavantina e Vila Rica, ressaltou a relevante presença da Universidade no Estado. “É um belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido. Nessas regiões mais afastadas dos grandes centros, a Unemat leva Ensino Superior público de qualidade e muda a realidade local”.

 

VILA RICA

Distante mais de 1.200 km da capital Cuiabá, a cidade de Vila Rica, com 19 mil habitantes, estava em festa nesta terça-feira (02) para ver a entrega de diplomas aos 34 novos profissionais de Zootecnia, em cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores. Vila Rica se tornou o primeiro núcleo a entregar os diplomas no ato da colação.


 

A oferta do curso foi possibilitada por parceria entre Unemat e município conveniado, por meio do Câmpus do Médio Araguaia. “Pode ser resumido em uma conjunção de esforços entre a Universidade, a sociedade e as lideranças municipais, numa busca de promover o desenvolvimento local”, avaliou o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus do Médio Araguaia, Heitor Marcos Kirsch.

Para a formanda Késia Alves Prates Meneghini, esta é a realização de um sonho. “Eu tive a oportunidade de fazer um curso de Ensino Superior. A Unemat deu todo o apoio e viabilizou esse acesso”. A recém-formada Poliana Alves Damacena resume: “A Unemat é uma porta aberta para o meu futuro e para que eu possa dar um futuro melhor para meus filhos”.

 

JUARA

O Câmpus Universitário do Vale do Arinos, em Juara, 600 km da capital, foi o primeiro câmpus a entregar o diploma aos formandos já no ato da colação de grau, realizado no dia 1º de agosto. Ao todo, foram 27 formandos em Administração e Pedagogia.

Alisson Bergamo Sathler, bacharel em Administração, foi o primeiro aluno a receber o diploma no ato de colação. “Receber o diploma em mãos já na colação de grau é muito gratificante, fico muito satisfeito. É uma sensação única”, disse o formado.

Oradora da turma, Nadiane Silva Correia se sente realizada ao receber seu grau de licenciada em Pedagogia. “Eu saí de um assentamento, sem expectativa nenhuma e, agora, sou a oradora de turma”, conta Nadiane. “Me sinto realizada, porque a Unemat me proporcionou momentos incríveis, tive professores maravilhosos e hoje eu sou pedagoga, a primeira formada da minha família, me sinto feliz e realizada e posso dizer aos meus pais que sou licenciada e posso atuar”, afirma.

“Realmente é uma grande satisfação, uma verdadeira honra sermos o primeiro câmpus a poder entregar os diplomas e, com isso, o sonho realizado de cada um dos alunos, de concluir a sua graduação” disse a diretora administrativa do câmpus, Howenda Nibetad Baganha.

 

NOVA XAVANTINA

Nova Xavantina realizou a cerimônia de colação de grau na última quarta-feira (2), concedendo grau a 45 formandos. A colação dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Turismo foi marcada pela entrega dos diplomas no ato da colação, iniciativa inédita na Unemat.

“Tudo que as pessoas precisam é de uma oportunidade: para se colocarem no mercado de trabalho, para melhorar de vida, para melhorar a sociedade. A palavra ‘oportunidade’ é muito forte para nossa Universidade: a Unemat surgiu lá atrás, há 45 anos, para dar oportunidades em uma época em que as universidades estavam somente nas capitais, e a Unemat veio para o interior do Estado de Mato Grosso” disse o diretor político-pedagógico e financeiro de Nova Xavantina, Vandoir Holtz. “E esta oportunidade que vocês receberam é o resultado do trabalho de muitas pessoas que trabalharam para vocês estarem aqui hoje”, disse o diretor.

Agora formada em Ciências Biológicas, Tiffany Carla da Silva Vieira agradece a Unemat justamente por ter lhe concedido a oportunidade. “Nova Xavantina é uma cidade rica por ter a Unemat e espero que muita gente também aproveite esta oportunidade que a Unemat oferta”, afirma Tiffani.

Maria José de Aguiar, que se mudou de São Paulo para Nova Xavantina para cursar Turismo, se disse acolhida pela Universidade. “Deixei minha família, marido, filhos, netos, mas fui abraçada pelos professores e técnicos da Unemat e pela população de Nova Xavantina, o que para mim foi muito importante”, disse a bacharel em Turismo.

João Machado Lemos alegria participar desse momentos e da vida de pessoas tão importantes que vocês faz amigos e familiares vamos suportar todos os nossos conceitos do grande amigo social a todos os pais todas as mães avós filho amigos que concederam essa grande responsabilidade de vocês a gente não consegue medir a exceção e a transformação que essa Universidade como grandemente um grande 

 

TANGARÁ DA SERRA

Em três cerimônias realizadas na quarta-feira (2), o Câmpus Universitário de Tangará da Serra entregou 121 novos profissionais: cinco jornalistas, 13 enfermeiros, 18 agrônomos, 19 engenheiros civis, 25 administradores e 25 contadores, além de seis graduados em Ciências Biológicas e 10 em Letras.

Jéssica Cecatto Lauschner, que recebeu o Estetoscópio de Ouro, título concedido à melhor estudante da turma de Enfermagem, afirmou que não esperava a honraria, embora a turma toda acreditasse que ela seria a contemplada. “Sou imensamente grata a Deus, feliz por ter ganhado. Houve muitas perdas na nossa turma, muito choro, muitas lutas, mas vencemos mais um ciclo de nossa vida e tenho certeza que nossa turma terá muito sucesso”, disse Jéssica.

A jornalista Yesa Maria define que a colação é um momento único em sua vida. “O curso de Jornalismo me escolheu. Eu nasci para fazer Jornalismo e ser formada pela Unemat, então é um orgulho imenso estar aqui hoje”, afirma Yesa. “Se não fosse a oportunidade que a Universidade me deu, hoje eu não estaria aqui, pois sou a primeira me formar da minha família”, contou a jornalista.

“Somos uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, e a nossa missão é ser a Universidade do povo de Mato Grosso”, disse o diretor político-pedagógico e financeiro de Tangará da Serra, Ariel Lopes Torres. “O projeto em que acreditamos é transformar vidas”, completou.

 

ALTO ARAGUAIA

O Câmpus de Alto Araguaia entregou 12 novos profissionais na cerimônia de quinta-feira (3), dos cursos de Ciência da Computação e Letras.

“Vocês podem criar um mundo melhor. Sigam seus sonhos, alcancem suas metas. A jornada não termina aqui, ela apenas está começando”, disse o diretor administrativo de Alto Araguaia, Tiago Pereira Dantas. “Vocês são nosso legado, são a prova viva de que a educação é a chave para um futuro mais brilhante”, afirmou.

Oradora da turma de Letras, Inaê Manuele Nascimento de Oliveira veio do Estado de São Paulo e afirma que teve uma grande experiência na Unemat. “Espero agora ingressar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGel) da Unemat em Tangará da Serra e depois dar aula na Universidade”, conta Inaê.

Naum Santos Mourão foi orador da turma de Ciência da Computação e pretende continuar evoluindo e aprendendo na área. “Foi uma trajetória muito gratificante, com lutas e dificuldades. Aprender coisas novas é sempre difícil, mas com os professores que tivemos na Unemat foi fácil”, disse Naum. “Só tenho gratidão pela Unemat e pretendo ter uma carreira em que posso levar o nome da Unemat e valorizar o curso que fizemos” contou o graduado.

 

BARRA DO BUGRES

O Câmpus Universitário de Barra do Bugres entregou diplomas a 77 graduandos em duas colações realizadas na quinta-feira (3). Foram diplomados sete bacharéis em Engenharia de Alimentos, 11 em Ciência da Computação, 13 Engenharia de Produção Agroindustrial, 19 em Direito e 24 em Arquitetura e Urbanismo, além de três licenciados em Matemática.

Maria Juliana de Andrade Matos, agora bacharel em Direito, afirma que seu diploma foi um esforço coletivo. “Eu olho toda hora para o meu diploma e ainda não acredito. É um diploma que foi construído com muitas mãos: de amigos, parentes, professores, técnicos, colegas, eu tive muita ajuda, mas a ajuda maior foi de Deus, se não fosse Ele eu não estaria aqui hoje”, contou a bacharel.

Pedida em casamento logo após receber seu grau de bacharel em Ciência da Computação, Gabrielly Héber Azevedo da Cruz expressa gratidão, lembrando que, sozinha, não teria conseguido. “No período da graduação foram momentos muito difíceis, mas também momentos muito felizes, por isso hoje o sentimento que tenho é de gratidão a todos os meus amigos, aos meus familiares, ao meu agora noivo, a todos os técnicos e professores,. porque sozinha eu não conseguiria, cada um foi uma peça fundamental para que hoje eu estivesse graduando em Ciência da Computação”, disse Gabrielly.

O diretor administrativo de Barra do Bugres, Rivelino Fulvio Linhares, afirma que a entrega imediata do diploma aumenta ainda mais a emoção da formatura. “O dia da colação de grau é um dos dias mais felizes que nós temos aqui no câmpus, porque é um dia de realizações, um dia em que nós vemos a Universidade fazendo transformações na vida das pessoas”, disse Rivelino. “A entrega do diploma aumenta muito mais a emoção dos pais em verem o filho formado e já saindo daqui com diploma de graduado”, conta o diretor.

 

DIAMANTINO

Com duas cerimônias realizadas na sexta-feira (4), o Câmpus Universitário de Diamantino graduou 70 estudantes: na área das Ciências Sociais Aplicadas foram 12 bacharéis em Administração e 18 em Direito; enquanto na área das Ciências da Saúde foram 15 licenciados em Educação Física e 25 bacharéis em Enfermagem.


 

Graduada em Administração, Maria Clara Barroso Martins afirma ser gratificante estudar em uma Universidade pública e gratuita. “Na Universidade pública estão preocupados com nossa capacitação, com o futuro de nossa nação”, disse a formanda. “Só quero agradecer a Deus, porque Ele foi meu sustento, direcionou meus passos e é a Ele que eu devo agradecer;  também à minha família, que sempre esteve comigo, e aos nossos professores e técnicos, que foram uma sustentação ao estar nos ajudando toda nossa trajetória”, disse Maria Clara.

Karolyne Fernandes Daronco agora é enfermeira formada pela Unemat e também afirma ser gratificante ser formada pela Unemat. “É muito gratificante chegar a esse momento com nossos familiares, está sendo um momento muito feliz e importante na minha vida”, contou a enfermeira, que também lembra da oportunidade gerada pela Unemat. “Para mim e para minha família foi uma grande oportunidade ao ter uma universidade pública e gratuita na nossa cidade, sem os enormes custos financeiros que seria pagar uma universidade particular”, declarou.

O diretor político-pedagógico e financeiro de Diamantino, André Luís Reis Ribeiro, lembra que a entrega do diploma no ato da colação se torna algo imensurável. “A Unemat dá um presente a todos os egressos nesse momento pois, ao já entregar o diploma, facilitará o ingresso no mercado de trabalho, pois sair daqui já com diploma na mão é um diferencial muito grande”, explica o diretor.

 

PRÓXIMAS COLAÇÕES DE GRAU:

8 DE AGOSTO

17 horas: Cáceres (Educação Física, Geografia e História)

20 horas: Cáceres (Letras e Pedagogia)

 

9 DE AGOSTO

17 horas: Cáceres (Agronomia)

20 horas: Cáceres (Ciências Biológicas e Enfermagem)

 

10 DE AGOSTO

17 horas: Cáceres (Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Matemática)

20 horas: Cáceres (Direito)

 

16 DE AGOSTO

Alta Floresta (Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Florestal)

 

17 DE AGOSTO

Nova Mutum (Administração, Agronomia e Ciências Contábeis)

 

18 DE AGOSTO

Pontes e Lacerda (Direito, Letras e Zootecnia)

 

25 DE AGOSTO

Lucas do Rio Verde (Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos)

 

29 DE AGOSTO

Sinop (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação)

Carregando comentarios...