A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) emitiu um alerta aos seus profissionais sobre surgimento de nova espécie de escorpião que causa óbito de crianças de até 10 anos de idade. No documento da Vigilância em Saúde Ambiental, a SES-MT orienta e fala em alerta epidemiológico para que sejam intensificadas as ações de prevenção a acidentes por escorpiões em todo o Estado.
A nova espécie denominada de serrulatus (escorpião amarelo) só tem fêmeas e apresenta uma grande capacidade de reprodução, podendo parir cerca de 20 filhotes por vez, entre três ou quatro vezes ao ano. A ferroada do escorpião amarelo pode ser fatal, principalmente para crianças com até 10 anos de idade, que são mais vulneráveis e sentem mais ação do veneno do escorpião.
Manter os jardins e quintais limpos, gramas aparadas, evitar acúmulos de entulhos, folhas secas, sacudir as roupas e calçados antes de usar, não pôr as mãos em buracos são uma das orientações para evitar o contato com a espécie de escorpião, que possui hábito noturno e, com o período de chuvas, tem mais tendência ao seu aparecimento.
Caso alguém seja ferido pelo escorpião, a orientação dada pela SES-MT é lavar o local com água e sabão e se dirigir imediatamente a qualquer unidade de saúde para tomar o soro antiveneno e receber atendimento médico.