Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vários bairros de Cáceres podem ficar sem receber serviços dos Correios a partir do próximo ano
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
05/11/2023 - 19:08

Foto: Agência Brasil

Milhares de moradores  de 11 bairros de Cáceres – Vila Real, Nova Era, Jardim Primavera, Haroldo Fanaia, São José, Bandeirantes, Jardim Universitário, Espirito Santo, Jardim Aeroporto, Massa Barro e Olhos D´água, correm o risco de não receber cartas, postais e demais encomendas domiciliar, pelos Correios, a partir de fevereiro de 2024.

De acordo com a nova metodologia do Departamento de Operações dos Correios, só será feita entrega de cartas e encomendas, a partir dessa data, aos municípios que atenderem a portaria do Ministério das Comunicações nº 2.729 de 28 de maio de 2021.

A referida portaria estabelece diretrizes para universalização dos serviços de atendimento e de distribuição de postais, além dos prazos para entrega dos objetos, integrantes dos serviços postais básicos e respectivos índices de qualidade a serem observados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A direção dos Correios, em Cáceres, esclarece que a portaria determina – para realização da entrega dos serviços -, que as ruas estejam, devidamente, identificadas, com numeração em ordem crescente – lado esquerdo impar e direito par – e, que ofereça condições de segurança aos carteiros.

“Infelizmente, milhares de pessoas, em Cáceres, devem ficar fora da entrega dos serviços, pelos Correios, a partir de fevereiro de 2024. O endereçamento das ruas, está irregular. Existem algumas, como a Camélias, por exemplo, que têm 3 casas com a mesma numeração”, afirmou um dos diretores.

Acrescenta-se que “soma-se a irregularidade da numeração, as placas das ruas, colocadas fora de lugar e ordem o que causa um transtorno para os carteiros na hora das entrega” diz assinalando que “o trabalho de identificação das ruas e casas é da prefeitura, mas, infelizmente, até hoje não foi feito”.

O diretor lembra que, o trabalho para regularização do endereçamento teve início na gestão do ex-prefeito Francis Maris, mas paralisou, após sua saída da prefeitura. E, que, busca há vários meses, na atual gestão, solucionar o problema, mas infelizmente ainda não conseguiu.

“Estamos mantendo contato com o setor responsável da prefeitura, há vários meses, mas, infelizmente, não conseguimos avançar” diz afirmando que a sugestão seria que, assim que feita a nova numeração das casas, fosse inserida nas contas de água e energia o novo endereçamento para facilitar a divulgação e o trabalho dos carteiros.

A direção da estatal diz que em alguns bairros, o trabalho de entrega de cartas, postais e demais encomendas, já foi suspenso, diante da “bagunça” que é o endereçamento. “Em alguns bairros já tivemos que suspender a entrega diante dessa bagunça. As pessoas, a partir de agora, tem que tirar as encomendas na sede dos Correios”.

Explica que o prazo para o atendimento da portaria ministerial é o mês de fevereiro de 2024 porque é essa data que foi estipulada pelo Departamento de Operação dos Correios para um levantamento oficial da situação, em todo país. E, que se não estiver sanada a situação, os bairros ficarão, automaticamente, sem receber os serviços.

Diz ainda que, além de prejudicial para a população, o comércio e o município, em geral, as irregularidades, afetam diretamente, a empresa porque, é baseado nesse levantamento, que será requisitado melhorias para os Correios, como novos equipamentos, viaturas e até ampliação no número de profissionais.

Por outro lado

Procurado pelo site Expressão Notícias, o secretário de Planejamento, Gustavo Calábria, responsável pelo setor, disse que “com relação ao problema da numeração dos imóveis da cidade, vimos por meio desta nota informar que na gestão passada foi realizada a alteração da numeração das casas, sendo que à época os proprietário foram informados por documento e com a pintura provisório dos números nas paredes”.

Porém, segundo ele “essa nova numeração não foi incluída no sistema da prefeitura, sendo mantida apenas em mapa numérico físico”.

Explicou que “Cáceres possui mais de 45 mil imóveis cadastrados o que demanda muito tempo para atualização. A prefeitura vem trabalhando diuturnamente para sanar o problema. As empresas já foram em sua maioria regularizadas, passamos agora para os residenciais. Informamos que estamos contando com o apoio dos correios para regularização”

CÁCERES E REGIÃODireção nacional dos Correios diz que não procedem informações de que bairros de Cáceres ficarão sem serviços da estatal a partir de 2024

 

 

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Ao contrário do que foi divulgado a nível municipal, a direção nacional dos Correios diz que as informações sobre vários fatores, entre elas a de que milhares de moradores de 11 bairros da cidade ficariam sem serviços da estatal a partir de 2024, não procedem.

Em Nota encaminhada ao site Expressão Notícias, os Correios afirmam que “as informações não procedem. Não haverá qualquer mudança na entrega realizada atualmente pelos Correios em Cáceres/MT”.

Explica que “os bairros citados na matéria não possuem entrega domiciliária porque não possuem as condições básicas previstas na Portaria MCOM nº 2729 para que o carteiro faça essas entregas, como, por exemplo, os imóveis apresentarem numeração única, de forma ordenada e individualizada, entre outras”.

E, que “os Correios estão em contato com as administrações locais e à disposição para contribuir com o processo, de forma que as entregas domiciliárias possam ocorrer nesses locais”.

Na matéria divulgada no último dia 5 foi citado que os bairros, não receberiam os serviços dos Correios porque não estariam se enquadrando a nova metodologia do Departamento de Operações dos Correios, de acordo com a portaria do Ministério das Comunicações nº 2.729 de 28 de maio de 2021.

A portaria, conforme as informações, estabelece diretrizes para universalização dos serviços de atendimento e de distribuição de postais, além dos prazos para entrega dos objetos, integrantes dos serviços postais básicos e respectivos índices de qualidade a serem observados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...