Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
PANTANAL: Apesar da previsão de chuvas,cenário na Bacia do rio Paraguai ainda é crítico
Por Cia de Notícias
14/04/2024 - 17:11

Foto: reprodução

As previsões de chuvas na região do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, podem elevar os níveis dos rios da Bacia do Rio Paraguai nas próximas semanas. É o que indicam projeções do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Apesar disso, o cenário ainda preocupa, pois as precipitações esperadas não serão suficientes para compensar o déficit do período chuvoso.

“Até março, acumulamos um déficit de quase 300 mm de chuva na região e, para as próximas duas semanas, são esperados 80 mm de chuva, segundo projeções dos modelos GEFS/NOAA. Esse volume pode gerar elevações pontualmente, mas dificilmente irá fazer os rios terem uma recuperação mais significativa ao longo de toda a bacia”, afirma o pesquisador em geociências Marcus Suassuna, responsável pela operação do sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai.

O pesquisador ressalta que, em termos climatológicos, a região é desafiadora e apresenta incertezas para a realização de previsões precisas: “Devido a essa característica, precisamos realizar diariamente o monitoramento para verificar se as projeções se confirmarão”. Para os prognósticos, o SGB utiliza os modelos do Sistema Global de Previsão em Conjunto – GEFS/NOAA, criado pelos Centros Nacionais de Previsão Ambiental.

Nível dos rios

Mesmo que o prognóstico das chuvas se confirme, não deve haver alteração no trecho de Porto Murtinho (MS), que apresenta os níveis mais baixos da história para essa época do ano. De acordo com o 15º Boletim de Monitoramento Hidrológico, do SAH Paraguai, a última cota observada, na quinta-feira (11), foi de 1,92 m. O esperado seria de 4,49 m.

Já em Cáceres (MT), o nível pode chegar perto da faixa de normalidade, pelo menos temporariamente, explica Suassuna. A estação registrou a cota de 2,97 m, sendo o esperado 4,26 m. “Há projeção de elevação nos afluentes do Rio Paraguai, principalmente no trecho do Alto Paraguai, a montante de Cáceres, e continuidade na elevação gradual em Ladário e Forte Coimbra.

O quadro abaixo, apresentado no último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai, indica as cotas observadas nas estações monitoradas e os níveis previstos:

Tabela apresenta cotas de estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil na Bacia do Rio Paraguai (Fonte: SGB)

Tabela apresenta cotas de estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil na Bacia do Rio Paraguai (Fonte: SGB)

Atuação do Serviço Geológico do Brasil

Desde fevereiro, o SGB vem comunicando e emitindo alertas sobre a situação no Pantanal, a fim de subsidiar ações que possam reduzir os impactos provocados pela seca. O monitoramento realizado é essencial para que se possa acompanhar a evolução do quadro, a fim de adotar medidas que possam reduzir os impactos da estiagem esperada para a região neste ano.

Clique aqui para conferir os boletins de monitoramento hidrológico do SGB, emitidos por meio do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai.

FONTE

SGB

 

Carregando comentarios...