Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesquisas internas sinalizam para suposta polarização entre PL e PSB; pré-candidatos descartam união com Francis e Eliene
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
15/07/2024 - 11:08

Foto: reprodução

A suposta polarização – sinalizada por pesquisas internas-, da candidatura à reeleição da prefeita Eliene Liberato (PSB) e da pré-candidatura do ex-prefeito Francis Maris (PL) acelera o processo para composição de alianças e escolha de candidatos a vice-prefeito, para as eleições municipais em Cáceres.     

As procuras por coligações estariam recaindo, principalmente, aos pré-candidatos do MDB e PP, dos médicos Vicente Palmiro e Sérgio Arruda, respectivamente que, conforme as sondagens internas, estariam alternando entre terceiro e quarto colocados, na disputa. Eles, no entanto, descartam quaisquer acordos a respeito.

Até agora, pelo menos, oito pré-candidatos se credenciam para prefeitura de Cáceres    

As informações são de que as articulações e decisões para definição das alianças, estariam sendo tomadas por lideranças dos partidos, em Cuiabá, envolvendo deputados estaduais, federais e até representantes do governo estadual principal, apoiador da candidatura a reeleição da prefeita.    

No caso do pré-candidato do MDB, Vicente Palmiro, estariam sendo cogitados dois cenários. Primeiro sobre possível coligação com a prefeita Eliene Liberato e outro com o ex-prefeito Francis Maris.     

No que se refere a Eliene, as informações dão conta de que estaria em avaliação um acordo envolvendo suposta troca de apoio político para composição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa, na qual a deputada Janaina Riva, principal incentivadora da pré-candidatura do Dr. Palmiro figura como candidata a 1ª secretaria.     

Em relação ao ex-prefeito Francis, comenta-se que o PL e o MDB, teriam acertado a realização/contratação de uma pesquisa de opinião pública. Na qual seria candidato a prefeito quem tiver melhor aceitação popular, enquanto que o segundo colocado, seria candidato a vice-prefeito.

Pré-candidatos não confirmam e descartam união   

  O MDB não confirma e descarta as duas hipóteses. A assessoria do partido afirmou que “Dr. Vicente Palmiro já decidiu: vai ser candidato a prefeito, mesmo que seja em chapa pura. Temos 3 pré-candidatos dentro do próprio partido que entendemos que são bons para vice e estamos analisando de forma interna”.     Disse ainda que “os que quiserem compor com o Vicente, trazer suas propostas, que não interfira na decisão de ele ser candidato a prefeito, estaremos dispostos a conversar. Já mantivemos contados com todos os demais candidatos, mas está decidido que ele será candidato porque as pesquisas apontam um crescimento muito grande da candidatura”.

                                                      Candidato do MDB Dr. Vicente Pamiro com equipe de apoiadores – Marcinho Lacerda, Takao e José Torres     

 

Assessoria assinalou que “fizemos uma análise de uma eventual disputa direta entre o dr. Vicente tanto com a Eliene quando com o Francis e o resultado foi de que temos grande chance de conquistar essa cadeira da prefeitura. Estamos tomando as decisões baseados nas pesquisas. Vamos para as urnas” garantiu.      

A situação é semelhante, em relação ao candidato do PP. “Estamos conversando com todos os partidos, mas vamos ser candidato a prefeito. Isso já está definido” enfatiza Dr. Sérgio Arruda se baseando também, segundo ele, em pesquisas internas realizadas pelo grupo de partidos que o apoiam.

 

 

Candidato do PP Dr. Sérgio Arruda diz que além da população conta com apoio de dois ministros “Temos pesquisas internas e, sobretudo, isentas, que demonstram o crescimento de nossa candidatura. Além do apoio da população, somos também o único pré-candidato que consegue aliar vários partidos, como o AGIR, PSDB, Cidadania, PSD e estamos em conversa com o Solidariedade e com a Federação” garante.    

 Ainda, conforme o pré-candidato, ele conta com apoio de, pelo menos, dois ministros de Estado: Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (MAPA) e André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura, além do secretário-executivo do Ministério do MAPA, Irajá Lacerda.

Prefeita Eliene diz que “estamos abertos ao diálogo”

      

A prefeita Eliene Liberato diz que mantém o diálogo com os demais pré-candidatos e ressaltou a atuação do vice-prefeito Dr. Odenilson Silva.

     

Candidata a reeleição, Eliene Liberato diz que “estamos abertos ao diálogo e a composição de partidos”    

  “Gosto e respeito o atual vice. Tem sido parceiro e tem me ajudado muito, por isso avançamos bastante. Porém, estamos abertos ao diálogo e a composição de partidos. Existem bons nomes para composição para vice. Estamos construindo” resumiu.

Francis acredita que “vai afunilar” próximo as convenções

       

Pré-candidato do PL, o ex-prefeito Francis Maris, acredita que as definições sobre os apoios e, consequentemente, união dos partidos devem ocorrer próximo as convenções partidárias que, de acordo com o Calendário Eleitoral, devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto.

       

Pré-candidato do PL Francis diz que mantém o diálogo e  acredita que “vai afunilar” próximo as convenções.

“Estamos reunindo constantemente com todos os partidos. Mas, acredito que a situação deve afunilar próximo das convenções. Nas convenções, quem tomar conhecimento de que não terá condições de vencer estarão se unindo. Todos os partidos, principalmente, os de Direita, serão bem vindos com o PL” afirmou.     

 Até o momento oito nomes estão colocados para a disputa: Além da prefeita Eliene e do ex-prefeito Francis, os médicos Vicente Palmiro e Sérgio Arruda, os professores vereador Leandro dos Santos (PSD), Taisir Karim (Republicano), o agrônomo James Cabral (PT) e a comerciante Ivone de Arruda (PRB). 

Embora citados nas pesquisas, os demais partidos não se manifestaram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...