Na próxima segunda-feira (22), terão início os atendimentos presenciais da Defensoria Pública em Porto Esperidião (327 km de Cuiabá), no Paço Municipal, localizado na avenida 13 de Maio, 555.
A princípio, será feita a triagem e agendado o atendimento presencial da população da comarca, que vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
“Vamos fazer um atendimento inicial prévio e agendar o atendimento presencial, visando a assistência jurídica e a posterior confecção da peça judicial que for cabível”, explicou o defensor Maxuel Pereira Dias, que coordena o Núcleo de Colniza e vai atuar por cumulação em Porto Esperidião, ao lado do defensor Vitor Lima Nava.
Segundo o defensor, as demandas urgentes serão atendidas imediatamente por meio de videochamada, mesmo que o defensor não esteja no núcleo naquele momento.
“Esperamos já implementar uma metodologia na resolução consensual das controvérsias, haja vista que a existência de um núcleo físico da Defensoria é imprescindível para fazermos acordos”, destacou.
Para o defensor, os acordos são importantes para evitar a judicialização desnecessária de demandas que possam ser resolvidas extrajudicialmente.
Além dos dois defensores públicos, o núcleo também vai contar com uma assessora jurídica e um estagiário de pós-graduação.
Conforme o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Esperidião tem 10.204 habitantes.
A comarca abrange também o município de Glória D'Oeste e os distritos de Pedra Neca, Bocaiuval, e Vila Cardoso.