O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com a Energisa, deu início ao curso técnico em eletricista em uma turma exclusivamente composta por mulheres. Ao todo, 24 alunas participam da formação, que é oferecida gratuitamente à comunidade.
Durante o evento a eletricista Miriam Pereira de Almeida conversou com as futuras eletricistas e contou como ser mulher faz a diferença. “Acredito que todo trabalho seja ‘trabalho de mulher’, basta querer. Nas ruas ainda há olhares surpresos quando veem uma mulher de uniforme, subindo nos postes... E nada paga o sentimento de saber que fez a diferença”, contou.
O sentimento de pertencimento foi tamanho que todos os presentes se emocionaram. Inclusive a aluna Giovana Martins da Silva, que está realizando um sonho. “Desde pequena eu acompanho o trabalho do meu pai, que é pedreiro. E a eletricidade sempre foi algo que brilhou meus olhos. Quando eu via as equipes da Energisa nas ruas eu sempre pensava que um dia seria eu lá. E hoje eu dei meu primeiro passo para isso se tornar realidade”, afirmou.
Foto: Julia Oviedo
“Estamos muito felizes em começar essa turma. A primeira exclusiva para mulheres eletricistas. O nosso trabalho é desenvolver as pessoas. Seja no âmbito cultural, profissional ou social. Esse projeto oferece oportunidade pra quem quer ingressar no mercado de trabalho e aprender com a gente” explicou Fabricio Medeiros, diretor técnico da Energisa MT.
Fabrício ainda explica que a empresa vai pagar o salário das selecionadas enquanto fazem todo o curso de formação de técnico eletricista de graça por meio uma parceria com o Senai. “Ao todo são três meses de curso onde elas vão aprender a profissão na teoria e na prática. Uma iniciativa especialmente voltada para mulheres como oportunidade de abrir portas para um futuro cheio de possibilidades”.
Presente na aula inaugural, o gerente do Senai Distrito, Daurisson Santos, parabenizou as mulheres selecionadas para integrarem o curso e disse que a expectativa é grande para capacitá-las.
“Estamos muito felizes de iniciarmos esse curso com as mulheres, porque temos certeza de que a dedicação e comprometimento delas será de grande valia. A parceria do Senai com a Energisa já se solidificou com as capacitações realizadas até aqui e para nós é um prazer muito grande trabalharmos com essa grande empresa”, destacou Daurisson.
*Com informações da assessoria de imprensa da Energisa