Expocáceres 2012: pesquisa feita pela Fapan aponta avaliação positiva
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
15/03/2013 - 16:51
Mais uma vez, uma parceria entre o Sindicato Rural de Cáceres e a Faculdade do Pantanal(Fapan), possibilitou que os organizadores da Expocáceres tenham em mãos opiniões de pessoas que visitaram o evento e se manifestaram sobre várias modalidades contidas na feira agropecuária.
Uma pesquisa desenvolvida e aplicada pelos alunos do curso de Sistemas de Informática da Faculdade do Pantanal avaliou a 47ª Expocáceres, realizada em 2012. Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos divididas em seis faixas etárias: até 11 anos, de 12 a 17, de 18 a 27, de 28 a 40, de 41 a 50 e acima de 50 anos. Os entrevistados tem renda familiar que varia de um salário mínimo a mais de 3 mil reais mensais, e são de Cáceres e municípios vizinhos, e da capital do Estado,
Nos quesitos avaliados, o locutor do rodeio foi considerado "excelente" pela maioria dos entrevistados (37%), e a qualidade das montarias foi considerada "boa"
por 36%. O quesito vagas de estacionamento foi considerado "bom" por 35%, o preço "razoável" por 33%, e a segurança no estacionamento "boa" por 31%.
A maioria dos entrevistados ficou sabendo do evento através da mídia, pela ordem: internet, rádio e televisão. E a maioria já participou do evento pelo menos três vezes.
Um total de 44% aprovaram a segurança no parque e consideraram suficiente o número de policiais militares que trabalharam. 29% consideraram o evento "bom"; 23% "muito bom"; 15% "excelente"; 10% "razoável" e 14% "péssimo".
Na opção alimentação, 27% consideraram "boa"; 22% "péssimo" e 5% "excelente". Já na qualidade da alimentação, 34% consideraram "boa". 12% "excelente" e 11% "péssima". O quesito higiene dos estabelecimentos teve 30% de "péssima", 30% de "razoável" e 9% de "boa".
SHOWS
Os entrevistados também deram notas aos shows. A dupla Edson e Hudson obteve a média 8,58. Thaeme e Thiago, 8,5. Eduardo Costa, 7,62. Milionário e José Rico, 8,9, e João lucas e Marcelo, 9,2.
45% acharam a grade de shows "muito boa"; 25% "excelente" e 2% "péssima". A estrutura dos shows e os shows alternativos foram avaliados como bons pela maioria.O preço dos ingressos obteve 29% de "razoável", 26% de "bom" e 18% de "péssimo".
O parque de Diversões teve 25% de "bom", 22% de "péssimo" e 5% de "excelente".
A nota dada ao evento foi de 8,9, maior que da Expocáceres 2011, que recebeu a nota 8,2, em pesquisa similar feita através da mesma parceria.
A pesquisa demonstrou que a praça de alimentação e a higiene continuam a ser os quesitos que mais receberam críticas. Além de opinar, os entrevistados puderam comentar o evento, e os comentários mais comuns foram sobre o preço da cartela -que, na opinião da maioria, deveria custar menos; sobre a falta de educação de seguranças e bilheterias no atendimento ao público; sobre a limpeza dos banheiros, que deve ser melhor. A maioria parabenizou a iniciativa de se ouvir a população e cobrou mais bailes no antigo barracão, e disse ainda que a feira se transformou numa festa que é pouco voltada ao agronegócio.
O vice-presidente do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, recebeu a pesquisa ontem. Ele e o presidente Márcio Lacerda afirmaram que a parceria foi a forma encontrada para saber a opinião popular e procurar, a cada edição do evento, corrigir falhas e melhorar. "É um evento para toda a população, e nada mais justo que ela opine e participe"-afirmaram.