Chuvas: SJ dos 4 Marcos em situação de emergência
Por Ferreira Junior
05/04/2013 - 16:31
A Equipe técnica da Defesa Civil de Mato Grosso está nesta sexta-feira, 05/04 visitando o município de São José dos Quatro Marcos afetado pelo excesso de chuvas e realizando um levantamento da situação.
Desde o último dia 25/03, o Prefeito Carlos Roberto Bianchi decretou situação de emergência no município. 21 locais estão destruídos e várias estradas estão com passagem interditadas.
Segundo o vice-prefeito e atual secretário de Administração Ronaldo Floriano dos Santos, 08 pontes foram totalmente levadas pelas águas, estradas foram cortadas ao meio, impossibilitando a passagem de veículos e pessoas, bem como o escoamento da produção. As aulas nas escolas rurais foram suspensas por dez dias.
Além de comunidades rurais isoladas, as fortes chuvas provocaram alagamentos, casas inundadas, ruas destruídas e crateras abertas. “É uma situação realmente de emergência nunca vista no nosso Município, com danos prejudiciais públicos quanto privados”, disse o vice-prefeito ao informar que a Administração Municipal não tem estrutura para a rápida recuperação dos estragos.
Ele explicou que através de trabalho conjunto as Secretarias de Agricultura e Obras estão recuperando os pontos de fácil recuperação e mediante a impossibilidade do Município foi decretado situação de emergência, com documentação enviada a Defesa Civil Estadual e Nacional. “A Defesa Civil está visitando o Município para homologação dessa situação de emergência para que possamos contratar serviços e fazer a locação de maquinários com a dispensa de licitação para resolver de imediato a situação que prejudica os munícipes quatromarquenses”, afirmou o vice-prefeito.
Ronaldo Floriano disse ainda que aguarda a homologação da Defesa Civil Nacional para que o Município receba recursos a serem aplicados na recomposição de pontes, estradas, manilhamento e galerias. “ O prefeito Carlos esteve praticamente essa semana toda em Cuiabá para agilizar a visita da Defesa Civil no Município e também conseguiu o comprometimento do Secretário Estadual de Infraestrutura para que na próxima semana uma equipe venha ajudar na recuperação, uma vez que a maioria dessas pontes que caíram estão em estradas estaduais e são de responsabilidade do Governo do Estado”, disse.