Prefeitura de Cáceres entrega net books a alunos da zona rural
Por assessoria
08/04/2013 - 16:12
A partir deste ano, uma maior quantidade de alunos das escolas da Zona Rural de Cáceres vai passar a ter computadores e acesso a internet. Isso será possível porque a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, ampliou a inserção do município no Programa Nacional de Educação do Campo - Pronacampo, que está oferecendo apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação na Zona Rural.
Na última sexta-feira, 5, o prefeito Francis Maris e a secretária, Nelci Longhi, estiveram nas escolas José de Alencar (Assentamento Corixinha), Nossa Senhora Aparecida (Assentamento Sapiquá) e Marechal Rondon (Destacamento da Corixa), a 75 quilometro do centro da cidade, na fronteira com a Bolívia, fazendo a entrega de net books e computadores completos.
Na Corixa, a comitiva inaugurou inclusive um laboratório com cinco computadores interativos adquiridos através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) Escola Ativa do governo federal. O acesso a internet será fornecido pelo destacamento militar do 2º Batalhão de Fronteira (2º BFRON).
Conforme a secretária Nelci Longhi, a prefeitura pleiteou junto ao Pronacampo 400 computadores para atender as 25 unidades da zona rural e na medida em que eles forem chegando serão imediatamente instalados.
Durante a entrega dos equipamentos, o prefeito explicou aos alunos, servidores e pais, a importância do aprendizado da informática e seu uso para aceleração do conhecimento. Ele ainda pediu que todos tenham cuidado no manuseio e conservação do equipamento para que ele possa ser bem aproveitado.
O prefeito acrescentou que tem conhecimento que mais da metade das escolas do município não possuem acesso a internet e algumas nem computador e disse que vai trabalhar para mudar esta realidade o mais rapidamente.
PRONACAMPO
O Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) é uma ação do Governo Federal resultado da mobilização dos movimentos sociais e sindicais do campo, para construção de referências de política nacional de educação do campo, com apoio do MEC.
O Pronacampo oferece apoio técnico e suporte financeiro para estados e municípios implementarem suas respectivas políticas de Educação do Campo, através de um conjunto de ações articuladas, que atendem às escolas do campo e quilombolas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica e infraestrutura.
O programa trabalha a educação contextualizada, ou seja, promovendo a interação entre conhecimento científico e os saberes das comunidades.
PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional)
É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.
Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.