Câmara em Ação, sessão de 8 de abril
Por assessoria
09/04/2013 - 11:28
O presidente da Câmara Alvasir Alencar fez um duro pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira,8,relacionado ao que ele classificou como descaso do governo do estado apontando o governador Silval Barbosa como 'insensato' com o município de Cáceres. Alencar se referiu ao cancelamento do Festival de Pesca, que neste ano não ocorrerá por falta de verbas e incentivos ,segundo ele, por parte do governo estadual.
Mas a queixa do presidente da Câmara não se restringiu ao cancelamento do Festival que até então era apontado como o ‘maior evento turístico de Mato Grosso', Alencar se mostrou preocupado como os prejuízos que o comercio de Cáceres vai absorver com essa decisão. Ele informou que setores cujo ramo de atividades são voltados para venda de artigos de pescas; peças; motores e de embarcações são os maiores prejudicados com a medida extrema tomada pela atual administração, e em segundo lugar os donos de hotéis pousadas, piloteiros; alimentação e de vestuários e artesões.
Em tom de desabafo, Alencar afirmou que “o prefeito da cidade é filiado ao PMDB, o governador é do PMDB, o meu partido PP dá sustentação ao governo e em troca não temos nenhuma obra, nenhuma contrapartida." Alencar apontou ainda que Hospital São Luiz está com cerca de R$ 5 milhões em repasse atrasado da área de saúde,sendo que o Hospital é referência para toda a região Oeste de Mato Grosso e sem esses repasses os atendimentos estão comprometidos.
Alencar ainda citou que há mais de 60 dias todos os 11 vereadores de Cáceres solicitaram audiência com o governador mais não foram sequer informados se serão atendidos ou não.
Moção de Repúdio
O vereador Edmilson Campos defendeu na tribuna a votação de uma Moção de Repudio ao governador Silva Barbosa e ainda lamentou a decisão do prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) de cancelar a realização do Festival Internacional de Pesca de Cáceres. Para o vereador Café no Bule o prefeito que pregou durante a campanha eleitoral o alinhamento politico com o governador Silval Barbosa (PMDB) e com o governo federal, além de enaltecer suas qualidades de excelente administrador, " está sendo um verdadeiro desastre". "A cidade está um verdadeiro caos, tomada por buracos, salários dos servidores municipais atrasados e agora o cancelamento do Fipe, ações que deixam claro que uma coisa é ser patrão que só pensa em lucros financeiros e outra é saber administrar uma cidade onde vivem pessoas. Se esta Câmara quer mesmo demonstrar a insatisfação com o governo tem votar uma moção de repúdio contra esse governo do estado, contra o Silval Barbosa, é o mínimo que se pode fazer diante de uma situação absurda como esta"-afirmou o vereador.
Futebol
Torcedores do Cacerense Futebol Clube prestigiaram a sessão,hipotecando apoio à aprovação do projeto de Lei que modifica o inciso III do artigo 184 e acrescenta o paragrafo 2º no artigo 185 da Lei Orgânica Municipal, cujo objetivo é autorizar legalmente a equipe de futebol do Cacerense a captar de maneira espontânea; facultativa e não obrigatória um percentual definido pelo “torcedor do Cacerense” a ser debitado nas tarifas de cobranças de água e creditado ao time de futebol.
Os autores do projeto de Lei, vereadores Salmo Cesar da Silva e Sebastião Pinheiro Duarte, o cabo Pinheiro ambos filiados ao PRTB, usaram a tribuna para justificar a proposta. Cabo Pinheiro destacou a seriedade da diretoria conduzida pelo advogado Renato Fidelis Simon que juntamente com a comissão técnica e atletas representaram de maneira brilhante a cidade, obtendo classificação honrosa além de se manter na 1ª divisão do estadual.
O parlamentar Salmo Cesar em seu pronunciamento reforçou a justificativa de seu colega Pinheiro apelando aos seus pares para que estes apoiem a iniciativa que permitirá ao Cacerense receber contribuições voluntarias, facultativas e não obrigatórias que deverão ser autorizadas pelos consumidores de água tratada em Cáceres através das tarifas mensais.
Salmo destacou ainda que o futebol carrega em seu raio de ação inúmeras outras atividades sociais econômicas como a prestação de serviços que vão desde o comerciante autônomo de alimentos a vendedores avulsos; setor têxtil; transporte ; hotelaria; restaurantes; setor de comunicação ; propaganda; gráficas; lojas de brindes; entre outros.
O projeto de Lei foi encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça devendo ser analisado nas próximas reuniões da referida comissão.
O vereador Edmilson Tavares comentou sobre o projeto de Lei que prevê a inserção na grade curricular de ensino nas escolas públicas de Cáceres a disciplina “Noções de Prevenção a dependência química nas escolas municipais em Cáceres’.
O vereadora Tarcísio Paulino, além de criticar o cancelamento do Festival de Pesca, enumerando os prejuízos causados pela decisão, apresentou indicação cobrando melhorias ao Distrito do Limão. É da autoria do vereador Tarcísio o pedido de informações sobre o convênio entre o governo do estado e a prefeitura visando a fiscalização do trânsito no município de Cáceres. Tarcísio ainda cobrou melhorias no Bairro Boa Esperança, conhecido como Lobo.
O vereador Manoel Leiteiro apresentou indicação cobrando da secretaria de Obras recuperação de trechos da estrada vicinal que liga a BR 070 ao Assentamento Laranjeira I.
Manoel Leiteiro defendeu na tribuna a concessão de título de cidadão de cacerense ao pecuarista Wilson Pereira da Silva, radicado no município de Cáceres há mais de 40 anos, apontando como exemplo de produtor rural e com inúmeros serviços prestados na área social.
O vereador Domingos de Oliveira apresentou projeto de Lei aos seus pares para sejam adotadas medidas similares a legislação estadual e federal no município quanto aos benefícios que são contemplados os doadores de sangue.
O vereador Cabo Pinheiro apresentou indicação de Moção de Louvor que seja concedida ao 2º Batalhão de Fronteira e ao efetivo que cumprirá missão através da ONU no Haiti.