Antonio Azambuja propõe Programa Laboratório Itinerante
Por assessoria
25/06/2013 - 14:42
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), propôs ao governo do Estado de Mato Grosso a criação do Programa Laboratório Itinerante. De acordo com o propositor o programa visa atender à população de baixa renda, sem condições financeiras de custear exames e testes laboratoriais. “Vai agilizar todos os procedimentos realizados na unidade de saúde, e permitirá aos médicos e pacientes acesso aos dados de forma mais rápida e eficaz no tratamento”, disse.
O deputado explicou que o veículo de transporte deve ser uma carreta, adaptada, que vai percorrer os municípios do Estado, seguindo cronogramas, datas, horários e locais definidos pelo órgão ao qual estará subordinado.
A carreta vai ser equipada com um laboratório de análises clínicas que disponibilizara exames e testes para tipo sanguíneo, fator Rh, falcização, sífilis, doenças de chagas, vírus HIV, HTVL I/II, hepatite B, anticorpos para Hepatite C, glicemia, hemograma completo, glicose, colesterol total e frações, função renal, função hepática, hormônios tireoidianos, eletrólitos (sódio e potássio), acido úrico e ureia.
Azambuja salientou que o Laboratório Itinerante vai ser composto por uma equipe multifuncional, contando com bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Para o autor do programa, essa iniciativa vai levar esclarecimentos e tratamentos preventivos. Ainda segundo Azambuja boa parte das doenças pode ser evitada se diagnosticada com antecedência.
Com a falta de informação a população acaba morrendo sem o tratamento devido, e o principal objetivo é justamente esse, informar, esclarecer e oferecer exames clínicos à população carente sem acesso. “Com o Programa tenho a certeza de que problemas maiores poderão ser evitados e os diagnósticos detectados com eficiência”, justificou.