Festança de Vila Bela encerra amanhã
Por DC Ilustrado
27/07/2013 - 14:22
Foto: Lucas Garcia/Cáceres
A receptividade encantadora e a fé da Festança de Vila Bela Santíssima Trindade são a excelência do evento, que está acontecendo desde o dia 17 de julho e se encerra amanhã (28.07), conferiu o secretário adjunto de Estado de Cultura de Mato Grosso, Fabiano Prates. Ele prestigiou a procissão e o cortejo de São Benedito com aproximadamente 500 pessoas da comunidade, que percorreram com o cumprimento dos festeiros conduzidos pela Dança do Congo nas ruas até as casas do rei, rainha, juiz e juíza da festa, recebidos com o famoso kanjinjin, e a chicha (suco de milho) e o almoço tradicional para toda a população do município.
“Além da festa ser maravilhosa e a receptividade da população ser encantadora, a fé que eu vi foi o toque primordial de todo o evento”, ressaltou Fabiano Prates, após participar da programação da festa, no dia 23, em Vila Bela, localizada a 530 quilômetros de Cuiabá. O dia foi marcado pela passagem do rei, rainha, juiz, juíza, do capitão de mastro e dos alferes de madeira para os próximos líderes da Festança de 2014. Após os cumprimentos na igreja matriz e ida na casa dos festeiros foram recebidos com a tradição do almoço à população.
A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso é uma das realizadoras do evento afro que existe há 261 anos.
Para quem não conhece a festança, que leva esse nome pela junção das festas em comemoração ao final da colheita de arroz, feijão, milho e mandioca com a celebração dos santos, ela acontece há pelo menos cinco gerações, desde o século 17, conforme explicou Miriam Aparecida. “Até porque lá não tinha padre. Ele vinha de Cáceres, que atendia a região do entorno do município e, por ser longe, uns 300 quilômetros de distância, aproveitava-se e fazia uma grande comemoração que deu origem a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade”, concluiu.
Turismo
Além da beleza e riqueza histórica, o turista ou mesmo quem é do próprio Estado e não conhece o município pode aproveitar e fazer um passeio nas ruínas da igreja matriz da Santíssima Trindade, a casa dos capitães generais, o Museu Profeta da Cruz, que conta o passado local. Também até a recém descoberta Cascata do Jatobá, com 280 metros de altura, considerada a terceira maior do Brasil, entre outras.
O município dispõe de pousadas, hotéis e camping para acomodar os visitantes que podem entrar em contato pelo telefone 65 3259-1514, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. (Com Assessoria SEC)
PROGRAMAÇÃO
DIA 27/07
- 00h -Alvorada
-20h -Reza cantada na casa da Juíza e Juiz
DIA 28/07
- 09h- Missa em Homenagem as Três Pessoas da Santíssima Trindade
-10h30 - Saída de cortejo pelas ruas levando os festeiros até suas casas
-12h -Almoço oferecido pela Juíza e pelo Juiz (Centro Paroquial)
-17h -Encerramento das festividades, descidas dos mastros, transmissão de posse aos novos festeiros do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Mãe de Deus, Três Pessoas da Santíssima Trindade após a benção do Pároco, saída do cortejo pelas ruas levando os festeiros até suas casas.