Projeto 'Bichos do Pantanal' inicia atividades em Cáceres
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
16/09/2013 - 12:39
Patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Ambiental, o Projeto 'Bichos do Pantanal' tem início esta semana em Cáceres, cidade estrategicamente escolhida por estar localizada no Pantanal Mato-grossense. O projeto tem três principais vertentes: a conservação de animais que compõem a fauna pantaneira, entre eles a onça pintada, a ariranha e a lontra, assim como aves, e os peixes do rio Paraguai; a capacitação de pessoas para novas formas de empreendedorismo, e a educação ambiental.
A proposta é que o projeto se desenvolva durante dois anos, no trecho entre Cáceres e a Reserva de Taimã. Este período pode ser prolongado.
O projeto poderá colocar Cáceres como referência nacional, e até mundial, no que diz respeito a conservação da fauna. Segundo os pesquisadores, o propósito da Petrobrás é que o Projeto Bichos do Pantanal alcance a dimensão do Projeto Tamar, também patrocinado pela Petrobrás, e que cuida da conservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro.
Em Cáceres, uma equipe de pesquisadores, alojada no barco-sede, as margens do Rio Paraguai, está pronta para iniciar os trabalhos, com apoio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, Unemat, Sebrae, e outros organismos locais. O primeiro passo é envolver a comunidade, formando equipes de difusão das propostas do projeto, através da capacitação de monitores. Uma das propostas, a de educação ambiental, envolverá crianças, que terão a oportunidade de fazer passeios pelo rio Paraguai e observar a fauna com binóculos.
Um dos pesquisadores que integra o projeto é o ecólogo Douglas Trent, que está na região do Pantanal de Mato Grosso há mais de 30 anos. Atualmente, ele faz o acompanhamento de 40 onças pintadas.Douglas é o pesquisador-chefe e mentor do Projeto Bichos do Pantanal, que tem como coordenador geral a pesquisadora Jussara Utsch. Ambos já estão em Cáceres.